Panorama
 
 
 
 

FÓRUM DEFENDE AÇÕES INTEGRADAS PARA REDUZIR GASES CAUSADORES DO EFEITO ESTUFA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2005

10/11/2005 - As mudanças climáticas são um fato: furacões no sudeste dos Estados Unidos, ciclones no sul do Brasil, secas na Amazônia, todos indícios de alterações no clima mundial. Para discutir esses assuntos e, principalmente, a maneira como abordá-los, acontece em Brasilia, desde ontem (9), o Diálogo sobre Mudança Climáticas, evento organizado pelo Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, e que conta com a participação de representantes dos governos federal e estaduais, empresários e organizações não-governamentais (ONGs).
O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, presente na abertura do evento nesta quarta-feira, destacou a importância das discussões e estudos sobre o tema. "Esse é um assunto sério e complexo que envolve toda a sociedade, e sua discussão deve se reverter em benefícios para o Brasil e o Mundo". Rezende lamentou o fato de o tema ser destaque somente após grandes tragédias, e enumerou diversas ações que o governo federal têm realizado para evitar problemas decorrentes das mudanças climáticas.
Em destaque, o ministro citou a expressiva participação brasileira no Protocolo de Quioto – o País é o segundo maior em número de projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), de redução inestimada de toneladas de gás carbônico equivalente, além de exercer um papel de liderança na implementação das diretrizes propostas pelo acordo internacional. O discurso do ministro da Ciência e Tecnologia abordou, ainda, o pioneirismo nacional no uso de fontes de energia renováveis como o álcool, biodiesel e a matriz energética hidrelétrica, resultado de um trabalho conjunto dos órgãos do governo federal.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, lembrou a posição do governo brasileiro, de incentivo ao debate e a inclusão dos estados na questão das mudanças climáticas. Ela considera essencial a realização de fóruns estaduais como o de São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Marina disse que sua Pasta trabalha em projetos de incentivo à conservação das florestas e de inclusão social na Amazônia, o que considera indispensável para a redução das emissões de gases causadores do efeito estufa.

O secretário executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, Luiz Pinguelli Rosa, defendeu a integração dos estados e da sociedade brasileira na discussão sobre mudanças do clima. Uma das sugestões levantadas por ele em relação à preservação das florestas é a criação de metas internas para a redução do desmatamento. Outra possibilidade é a busca de novas fontes de recursos internacionais, além das já existentes, como a do MDL.

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa (Bruno Radicchi)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.