Panorama
 
 
 
 

GOVERNO PROMOVE CAPACITAÇÃO SOBRE USO E PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO GENÉTICO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2005

07/11/2005 - Começam nesta terça-feira (8), em Brasília (DF) e Belém (PA), novos cursos de capacitação sobre uso e proteção dos recursos genéticos e dos conhecimentos tradicionais brasileiros.

No Distrito Federal, cinqüenta agentes e fiscais do Ibama, Ministério do Meio Ambiente, Polícia Federal, Marinha, Funai e Abin (Agência Brasileira de Inteligência) serão treinados durante dois dias sobre o que são recursos genéticos, legislação, contratos, patentes e funcionamento do CGEN (Conselho de Gestão do Patrimônio Genético). O Conselho é o atual responsável pelos contratos de pesquisa e repartição de benefícios a partir do aproveitamento da biodiversidade nacional.

A capacitação será no Centro de Treinamento do Ibama (SAS, Quadra 5, Lote 5, Bloco H). Este é o segundo treinamento para agentes e fiscais promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo Ibama. O primeiro aconteceu em novembro de 2004, também com 50 vagas. "A qualificação fará com que esses profissionais possam trabalhar de forma mais precisa e eficiente na proteção do patrimônio natural brasileiro", disse Rogério Magalhães, do CGEN.

Em Belém, o treinamento é direcionado a membros de comunidades tradicionais do Pará e de outras regiões da Amazônia, como indígenas e quilombolas. Eles receberão instruções sobre leis, procedimentos de pesquisa e coleta de animais e de plantas, repartição de benefícios e principalmente quanto a seus direitos sobre o patrimônio natural de suas terras.

A capacitação também segue até quarta-feira, no Centro Universitário do Pará (Avenida Governador José Malcher, 1963), e é promovida pelo MMA, Museu Paraense Emílio Goeldi e Centro Universitário. "Essas comunidades precisam conhecer a legislação e seus direitos para proteger o patrimônio do País e fazer frente ao assédio de grupos econômicos", explicou Eduardo Vélez, secretário-executivo do CGEN.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.