Panorama
 
 
 
 

INPA LANÇA JOGO EDUCATIVO SOBRE BAGRES DA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2005

Estudantes e professores serão os principais beneficiários; o jogo poderá ser utilizado nas aulas de geografia, genética e biologia

09/11/2005 - Os estudantes e os profressores do ensino médio agora têm uma nova ferramenta para aprender e, ao mesmo tempo, ensinar sobre a migração de três espécies de bagres da região amazônica. Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia, lançarão hoje (9), às 9h, o jogo didático Piradados, união dos nomes das espécies dourada, piramutaba e piraíba. O grupo de trabalho integra o projeto Biologia Molecular na Identificação de Estoques Pesqueiros: Popularização do Conhecimento Científico.

Os primeiros beneficiados serão os alunos do Instituto de Educação do Amazonas (IEA), localizado no Centro de Manaus. Amanhã (10), quem vai receber a visita dos pesquisadores do Inpa são os estudantes da Escola Estadual Isaac Swerner, localizada no bairro São José II, zona Leste da capital.

A Coordenadora do projeto, Kyara Formiga de Aquino, do Laboratório Temático de Biologia Molecular (LTBM/Inpa), disse que o objetivo é visitar diversas escolas da cidade e disseminar a importância da preservação dos bagres da Amazônia. Ela explica que, além do jogo, também vai haver uma aula prática de extração de DNA do tomate e da manga, e palestras sobre o trabalho que o instituto realiza. "O Piradados é um jogo interativo, elaborado a partir dos resultados do projeto PIRADA, que estuda a genética dos bagres da região. Eles são responsáveis pela maior migração de água doce no mundo", destacou.

O jogo Piradados é composto por um questionário de 40 perguntas sobre conceitos de genética, ciclo de vida dos bagres migradores, um tabuleiro e três kits, sendo cada um correspondenete a uma das espécies estudadas. Cada kit contém dois dados, um microtubo, que representa o peão que andará sobre o tabuleiro; 30 peixes de várias cores, representando o cardume da espécie em questão; uma ficha com a foto da espécie, a seqüência de DNA de cada cor de peixe no cardume e uma tabela quantitativa a ser preenchida ao final do jogo. "O jogo vai servir de instrumento para conscientização das comunidades ribeirinhas, ligadas direta ou indiretamente à pesca dos grandes bagres, de uma forma simples e fácil ", afirmou a coordenadora do projeto.

Segundo a pesquisadora, o Inpa pretende aferir a aceitabilidade do jogo entre os estudantes, ou seja, o nível de interesse e a funcionalidade. Depois desse processo, o próximo passo é validar o jogo junto ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) e fazer o registro do produto.
O jogo Piradados tem financiamento da Fundação de Apoio a Pesquisa no estado do Amazonas (FAPEAM).

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa (Inpa)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.