Panorama
 
 
 
 

LEIS MUNICIPAIS PODEM GARANTIR APENAS CONSUMO SUSTENTÁVEL DA MADEIRA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Novembro de 2005

13/11/2005 - A organização não-governamental (ONG) Greenpeace está firmando acordos com prefeituras municipais para implantação do projeto Cidade Amiga da Amazônia, que objetiva reduzir o desmatamento ilegal agindo sobre a ponta final da cadeia de consumo, os compradores. Segundo a coordenadora do projeto, Adriana Imparato, as estimativas do Greenpeace indicam que um terço de toda a madeira consumida pelo mercado interno brasileiro é consumida pela máquina do estado.

"O programa tem como objetivo principal fazer com que as prefeituras adotem um modelo de compra sustentável de madeira, porque hoje grande parte das prefeituras do nosso país consome madeira ilegal de desmatamento", disse Adriana.

De acordo com Adriana, isso ocorre porque o único documento exigido na compra da madeira é a nota fiscal de comercialização do produto, mas esta não atesta a origem. Ou seja, por mais efetiva que seja a fiscalização, sem um documento que registre a origem, não há como provar que a madeira é proveniente de área desmatada ilegalmente.

Adriana explicou que a proposta é que cada uma das prefeituras aprove um projeto de lei que regulamente a compra direta ou indireta de madeira sustentável, originada de planos de manejo florestal autorizados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). "Compra indireta, porque, no caso das obras públicas, nas quais se compra o maior volume de madeira numa prefeitura, é a empreiteira contratada que faz a compra da madeira" afirmou.

A representante do Greenpeace ressaltou que deve constar do projeto de lei a exigência em edital de que haja registro de procedência da madeira. "Depois do registro da madeira, o empreiteiro deverá apresentar a documentação à prefeitura, à qual caberá criar um sistema de fiscalização de autenticidade da documentação", completou Adriana.

Com a assinatura do termo de compromisso com o projeto Cidade Amiga da Amazônia, as prefeituras vão criar grupos técnicos de trabalho. "Esse grupo técnico de trabalho vai se debruçar sobre um projeto de lei que o Greenpeace já tem pronto. Vai fazer as adaptações para a Lei Orgânica Municipal e, depois disso, a prefeitura apresentará o projeto de lei na Câmara dos vereadores", informou Adriana. Em seguida, a prefeitura começará a cuidar da implementação efetiva no dia-dia, criando, por exemplo, procedimentos nos departamentos de compra e licitação.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Érica Sato

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.