Panorama
 
 
 
 

MINISTRA MARINA SILVA RECEBE FAMÍLIAS DA SERRA DO DIVISOR

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2005

10/11/2005 - A ministra do Meio Ambiente Marina Silva recebeu, hoje, um grupo de reassentados após a criação o Parque Nacional Serra do Divisor, no Acre. O objetivo é obter melhores condições para as 500 famílias que ainda vivem na área e ao mesmo tempo garantir a preservação do parque.

Acompanhando as famílias, o senador Tião Viana (PT-AC) e o representante da ong SOS Amazônia Miguel Scarcello reforçaram que os problemas da assistência às famílias e da preservação do parque estão interligados, pois a pressão no entorno, inclusive do Peru, está destruindo recursos na área. O parque nacional foi criado em 1989 e tem 605 mil hectares.

A ministra disse que, ao assumir o cargo, assumiu o compromisso de, juntamente com o Ibama, realocar as famílias. "É positivo que algumas famílias queiram ir para um lugar digno e decente, onde possam ter títulos e deixar a para os netos", disse.

Marina Silva também ressaltou que a criação de unidades de conservação é um importante instrumento de combate ao desmatamento. Segundo ela, se está reduzindo o desmatamento em 40% graças a criação, desde 2003, de 9,2 milhões de hectares de unidades de conservação e 8,3 milhões de hectares interditados na área de abrangência da BR-163. "Não podemos lembrar do desmatamento ou das queimadas apenas quando elas ocorrem", disse.

A maior parte da área do parque da Serra da Divisor é coberta de floresta amazônica aberta, com grande incidência de palmeiras, cipós e bambus. Delimitada pelos rios Acre e Javari e banhado pelo Rio Juruá, o parque é constituído por quatro blocos de relevos distintos, denominados Serra da Jaquirana, Serra do Moa, Serra do Juruá-Mirim e Serra do Rio Branco.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom (Aida Feitosa)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.