Panorama
 
 
 
 

NOVO CHEFE DA REPRESENTAÇÃO DO MMA TOMA POSSE

Panorama Ambiental
Rio de Janeiro (RJ) – Brasil
Novembro de 2005

11/11/2005 - A integração das ações ambientais fluminenses de modo a permitir a construção de políticas ambientais que possibilitem a gestão participativa das três esferas de governo - federal, estadual e municipal - é a principal prioridade do novo chefe da representação do Ministério do Meio Ambiente no Rio, Rogério Rocco. Ele será empossado no cargo na tarde de hoje pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

De acordo com Rocco, uma das medidas que devem ser adotadas a curto prazo é a criação de um Cadastro Estadual de Unidades de Conservação, do qual devem constar todas as áreas protegidas. Isso permitirá aos gestores informações sobre cada uma dessas áreas e facilitar as ações de conservação. Ele lembrou que o Rio abriga três importantes parques ecológicos com grande capacidade de visitação e de arrecadação com a cobrança de ingresso - o Parque Nacional da Tijuca, o Parque de Itatiaia e o parque da Serra dos Órgãos. Para ele, esses parques merecem atenção especial.

Rocco disse que o orçamento do Ministério do Meio Ambiente para investimentos em área de preservação no estado chega a R$ 20 milhões, dos quais aproximadamente R$ 8 milhões são usados no manejo e implementação das unidades de conservação, com medidas de
infra-estrutura e compra de equipamentos para a fiscalização das áreas conservadas.

Funcionário do Ministério do Meio Ambiente, em 2000 o ambientalista Rogério Rocco exerceu a função de coordenador do Fundo Nacional do Meio Ambiente e foi secretário Municipal de Meio Ambiente de Niterói. Entre 2001 e 2003, Rocco coordenou o Projeto de Recuperação e Conservação de Manguezais da Baía de Guanabara. O novo gerente também foi fundador e coordenador da organização Os Verdes - Movimento de Ecologia Social, entre 1987 e 2005.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Daisy Nascimento

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.