Panorama
 
 
 
 

EMBRAPA TREINA GUARDA AMBIENTAL DE SÃO
JOSÉ DOS CAMPOS E DE VALINHOS, SP

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2005

17/11/2005 - A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), treinou, de 7 a 11 de novembro de 2005, guardas municipais de São José dos Campos e de Valinhos em educação ambiental, ecologia, solos, água, interação plantas e animais, animais peçonhentos, uso e descarte de agrotóxicos, agricultura familiar e desenvolvimento rural, legislação ambiental, áreas de preservação permanente e mata ciliar e noções de ecologia e gestão ambiental.

O pesquisador Wagner Bettiol, coordenador do curso acredita que essas aulas ajudarão na compreensão de que a qualidade ambiental e a qualidade de vida caminham juntas, e isso pode ser alcançada com prevenção, fiscalização, educação e proteção à população rural, e preservação da Fauna e Flora da região.

Maria Ondina, guarda de São José dos Campos, trabalha em um parque da cidade, antiga fazenda que hoje é área de proteção permanente, onde será instalada a Secretaria de Meio Ambiente.

Ela diz que ficou satisfeita com o conteúdo das aulas, aprendeu coisas importantes, que podem ser aplicadas no dia-a-dia profissional e em sua casa. Explica que às vezes as pessoas não fazem a coisa certa por falta de informação, como questões de lixo jogado nos rios, desperdício de água e a não devolução de embalagens de agrotóxicos. Agora, acredita, ela poderá ajudar mais as pessoas que visitam o parque.

Railton Santana dos Santos, subinspetor da guarda de São José dos Campos disse que o curso superou suas expectativas. “A cidade não é predominantemente agrícola, mas é cortada por rios importantes, como o Paraíba e o Jaguari”. Ao longo dos rios, estão instaladas várias indústrias, explica.

Além disso, possui áreas de preservação permanente, como a de São Francisco Xavier, com atividades agropecuárias ao seu redor. Para Santos, a corporação adquiriu conhecimentos para esclarecer a população sobre procedimentos corretos e preventivos sobre pontos importantes para o meio ambiente.

Por ser uma cidade rural, com 80% de sua área ocupada pela agricultura, principalmente figo roxo e goiaba, Valinhos enviou os quatro guardas ambientais de sua corporação para o curso. Valdir Fernandes de Macedo, um deles, explica que tem “afinidade com o meio ambiente, pois morou muito tempo em sítio”.

Ele já atua como guarda ambiental nas áreas agrícolas do Bairro Reforma Agrária e na Serra dos Cocais, área de preservação permanente. Os guardas já tinham sido treinados em um curso rápido oferecido pela Guarda Ambiental de Campinas, que foi formada pela Embrapa em 2003. Para Macedo, esse curso de 40h é um aperfeiçoamento.

Os Guardas Municipais foram treinados no auditório da Unidade, e em locais específicos, como nascentes de rios, áreas com mata ciliar, em manejo de agrotóxicos, tipos de solos e conservação, ecologia, qualidade da água e maneiras de monitoramento, interação fauna e flora e agricultura familiar.

 
 

Fonte: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa (Cristina Tordin)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.