Panorama
 
 
 
 

GOVERNO QUER INTENSIFICAR REGULARIZAÇÃO DE QUILOMBOLAS EM 2006, DIZ MINISTRA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2005

17/11/2005 – O governo federal quer intensificar, no ano que vem, as ações de regularização fundiária de terras onde vivem comunidades remanescentes de quilombos. A informação é da ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). Segundo a ministra, atualmente existem 248 processos em andamento, englobando cerca de 400 comunidades.

Matilde Ribeiro lembrou que a regularização fundiária é uma das reivindicações históricas dos quilombolas. "Pretendemos que em 2006 possamos avançar no que diz respeito à regularização fundiária", afirmou a ministra, em entrevista coletiva concedida às emissoras de rádio da Radiobrás (Rádio Nacional AM de Brasília, Nacional AM do Rio de Janeiro e Rádio Nacional da Amazônia). A entrevista foi transmitida ao vivo e contou com a participação de jornalistas de 11 emissoras parceiras.

De acordo com a ministra, ontem (16) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância da titulação das terras no caso das comunidades quilombolas, durante encontro com representantes do movimento negro que participaram da Marcha Zumbi+10 contra o Racismo, pela Cidadania e pela Vida, na Esplanada dos Ministérios.

"O presidente Lula foi categórico na reunião que fez com o movimento negro, ao afirmar que a regularização fundiária é fundamental e também que nós temos que intensificar uma ação que ele monitora, que é o pacote de cidadania para quilombolas, para indígenas e para assentados. A minha expectativa de ampliação do trabalho é grande", disse.

De acordo com a ministra, estão mapeadas cerca de duas mil comunidades quilombolas, em todo o país. "Sabemos que o número ainda é maior que esse". Ela destacou que, para avançar na regularização das terras onde vivem os remanescentes de quilombos, é preciso intensificar as parcerias com os governos estaduais e municipais e com as próprias organizações quilombolas. "Levaremos alguns anos para dar conta do que é a demanda real em relação a regularização fundiária e garantia do atendimento em todas as áreas da política pública no país", acrescentou.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Juliana Andrade

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.