Panorama
 
 
 
 

MINISTÉRIO DIZ QUE CUMPRIU SETE EM CADA DEZ DELIBERAÇÕES DA 1ª CONFERÊNCIA DO MEIO AMBIENTE

Panorama Ambiental
Manaus (AM) – Brasil
Novembro de 2005

17/11/2005 – Das 323 deliberações aprovadas na 1ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (1ª CNMA) que tratam de competências do próprio Ministério do Meio Ambiente, pelo menos 200 foram ou estão sendo colocadas em prática. É o que diz o texto-base da 2ª CNMA, que hoje (17) está sendo discutido pelos 437 participantes da 2ª Conferência Estadual do Meio Ambiente do Amazonas (2ª Cema).

"A primeira vitória importante da conferência de 2003 foi criar um espaço para a população se reunir e discutir, a cada dois anos, a questão ambiental. Para o Amazonas nós tivemos de concreto a intensificação no combate ao desmatamento, que é preocupante principalmente no sul do estado", opinou Anete Ferreira, representante do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na comissão organizadora da 2ª Cema.

Para o gerente-executivo do Ibama no Amazonas, Henrique Pereira, a criação de comissões tripartites de Meio Ambiente nos 26 estados brasileiros é outro avanço político conquistado a partir da 1ª CNMA. Essas comissões são formadas por representantes dos governos federal, estadual e municipal.

"Inauguramos um novo processo de diálogo entre os entes federados. Durante 15 anos se trabalhou a estruturação dos órgãos estaduais de Meio Ambiente e hoje eles estão em pleno funcionamento. O desafio agora é fazer a inserção do ente municipal na gestão ambiental. E esse processo está sendo realizado pelo Programa Nacional de Capacitação dos Gestores Municipais, lançado em abril", afirmou Pereira.

Segundo ele, amanhã (18), paralelamente ao encerramento da 2ª Cema, acontecerá no mesmo local do evento uma reunião com todos os secretários municipais de meio ambiente do estado, para apresentar o plano.

"Os prefeitos estão começando a compreender que a gestão ambiental faz o entrelaçamento das políticas públicas. Gerir a questão ambiental é dar um salto de qualidade na política de saúde e de educação, que geralmente ganham prioridade. Além disso, a Constituição define que a gestão dos resíduos sólidos e o saneamento básico são competências do poder municipal", afirmou ele.

No processo de construção da 2ª CNMA, as propostas de cada estado estão sendo recebidas e armazenadas por meio de um sistema informatizado desenvolvido pelo DataSUS.

"De 2003 para cá tivemos um avanço. A adoção da ferramenta faz com que as propostas dos estados estejam online praticamente logo após a conclusão da conferência estadual. Isso evita que a pessoa chegue à conferência nacional e não encontre uma proposta que foi aprovada na conferência estadual", explicou Anete Ferreira.

Ceará, Goiás, Tocantins e Mato Grosso já realizaram em novembro as conferências estaduais de meio ambiente. Em Roraima, assim como no Amazonas, elas começaram ontem (16) e terminam amanhã (18), no dia em que será iniciada a conferência de Alagoas. No sábado, é a vez de São Paulo. Até o dia 30, todos os estados do país e o Distrito Federal realizarão o debate sobre a política ambiental integrada e os usos sustentáveis dos recursos naturais.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Thaís Brianezi

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.