Panorama
 
 
 
 

MINISTRA ASSINA TERMO DE COOPERAÇÃO PARA REVITALIZAR BACIA HIDROGRÁFICA DO SUL

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Novembro de 2005

17/11/2005 - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, assinou hoje (17) termo de cooperação para apoio do governo federal à revitalização da bacia do Rio Negro, que cruza os municípios gaúchos de Bagé e Hulha Negra, antes de desembocar no Uruguai. "Mais do que um ato político, o acordo se constitui na defesa da vida, uma vez que à partir de agora existe uma política e um compromisso com um dos principais rios que atravessam o Pampa gaúcho", afirmou o prefeito de Bagé, Luiz Fernando Mainardi.

Mainardi explicou que vem lutando pela despoluição o Arroio Bagé (afluente do Rio Negro) desde a década de 80, quando as famílias ainda utilizavam o local para pescar e tomar banho. "Os moradores mais velhos usufruíram da vida do arroio. Agora, ele parece uma árvore de Natal: cheio de sacos plásticos levados pelo vento ou jogados pela população", disse à ministra.

Marina Silva também inaugurou o aterro sanitário da cidade, construído em parceria com o governo federal – verba de R$ 500 mil do Fundo Nacional do Meio Ambiente. Ela afirmou que "o processamento do lixo pode diminuir, e muito, o impacto ambiental, além de criar um espaço de respeito para a cidade".

Eleito em concurso nacional como o quinto melhor do país, o projeto do aterro, elaborado por uma equipe técnica da prefeitura de Bagé, levou quatro anos para ser concluído. "É difícil uma autoridade convidar outra para visitar um lixão. Mas este, agora, é motivo de orgulho. Pois quando a natureza é agredida, com fins econômicos e ganhos pessoais, a sociedade é que acaba sofrendo as conseqüências", disse a ministra.

Segundo o prefeito, os catadores de lixo agora têm uma associação, com 40 integrantes, para trabalhar no galpão de reciclagem, "de onde poderão tirar seu sustento ao comercializar os materiais separados".

A ministra Marina Silva viajou para Montevidéu, no Uruguai, a fim de discutir a proposta de revitalização do Rio Negro com autoridades do Mercosul.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Shirley Prestes

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.