Panorama
 
 
 
 

MINISTROS DEBATEM POLÍTICA DE RESÍDUOS PARA O MERCOSUL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2005

17/11/2005 - A ministra Marina Silva participa nesta sexta-feira (18), em Montevidéu, no Uruguai, da 4ª Reunião de Ministros de Meio Ambiente do Mercosul. Durante o encontro, será discutida uma proposta brasileira para política de gestão de resíduos especiais e de responsabilidade pós-consumo.
MMA
Apresentada pelo Brasil no encontro anterior, em junho, no Paraguai, quando foi aprovada por unanimidade pelos ministros do bloco, a iniciativa busca estabelecer as bases para uma gestão ambiental conjunta de resíduos e criar as condições para o desenvolvimento de uma política regional que incorpore o compromisso da responsabilidade pós-consumo. Uma lista de resíduos prioritários será apresentada na reunião, como pilhas e baterias, pneus e lâmpadas de mercúrio e de tubos fluorescentes, entre outros produtos. Os ministros analisarão o documento e os desdobramentos serão apreciados em instâncias técnicas do Mercosul. Em sua intervenção, Marina Silva reforçará a necessidade da interação da reunião de
ministros com as demais instâncias do Mercosul para a promoção da transversalidade dos temas ambientais. A ministra deverá, ainda, apoiar a criação de um grupo temporário para elaborar uma proposta de combate à desertificação e à seca. A proposta foi encaminhada pelo Uruguai no 10º Encontro Regional dos Países da América Latina e Caribe para o Combate à Desertificação, ocorrido em São Luís (MA), em agosto.

Durante a reunião em Montevidéu, Marina Silva defenderá, ainda, que a liberalização do comércio de bens e serviços ambientais deve conjugar comércio, desenvolvimento e proteção ambiental. Os países do Mercosul querem definir quais os bens que devem ser classificados como ambientais e que terão seu comércio favorecido. O tema está sendo discutido no Comitê de Comércio e Meio Ambiente da OMC, que recomenda a redução ou eliminação de barreiras tarifárias e não-tarifárias sobre bens e serviços ambientais.
Outros temas que constam na pauta da reunião de ministros são biodiversidade, recursos hídricos, cooperação e assistência técnico-científica sobre qualidade do ar e saúde.
 
 
Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom (Gerusa Barbosa)
Foto: MMA
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.