Panorama
 
 
 
 

PESQUISADOR ALERTA PARA A NECESSIDADE DE UM NOVO MODO DE USAR OS RECURSOS NATURAIS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2005

16/11/2005 - O grande desafio da humanidade hoje é a aplicação do desenvolvimento sustentável. Usar o conhecimento científico e tecnológico para o desenvolvimento econômico, sem destruir o patrimônio natural do País. Essa foi a discussão principal da palestra feita pelo geólogo da Universidade Federal do Pará, Roberto Dall´agnol, no debate sobre Recursos Naturais, hoje (16) à tarde, durante a 3ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília (DF).

Além de Dall´agnol, que apresentou ao público presente o resultado do que foi discutido na Conferência Regional Norte, em julho, estavam compondo a mesa de debate o pesquisador da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Diógenes de Almeida Campos, e o representante da Natura, Marcos Egydio Martins. A coordenação dos debates ficou por conta do pesquisador Reinhardt Adolfo Fuck, da Universidade de Brasília.

A apresentação discorreu sobre a situação da biodiversidade, recursos hídricos e minerais. O pesquisador alerta que há uma crise ambiental e que a expansão de focos de calor e queimadas podem ser um processo irreversível de destruição. No entanto, segundo ele, algumas ações estratégicas já estão sendo realizadas. São exemplos o Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) e instituições como o Museu Paraense Emílio Goeldi e o Centro de Brasileiro da Amazônia (CBA), ambos vinculados ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), que têm dado contribuições à viabilidade econômica e sustentável na região.

A preocupação com a biodiversidade não se restringe à Amazônia, e exemplos como o projeto Biota, da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), podem ser utilizados como referência para estudos realizados na natureza. O estudo realizado pela Fapesp abrangeu 45 projetos, 400 doutores e 300 estudantes.

Quanto aos recursos hídricos, estudos levantados pelo geólogo demonstram que em 2050 poderá haver uma escassez em 18% do total necessário de água. “Ou seja, a probabilidade de falta de água é real. O monitoramento dos recursos hídricos e o planejamento da expansão humana nas grandes cidades é urgente”, disse Dall´agnol.

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa (Rachel Mortari)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.