Panorama
 
 
 
 

PROJETO PREVÊ DESENVOLVIMENTO DO ECOTURISMO NO VALE DO RIBEIRA, NO SUDESTE PAULISTA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2005

15/11/2005 – A promoção de visitas públicas a parques estatais do Vale do Ribeira e de Ilhabela, no litoral paulista, por meio do desenvolvimento do ecoturismo no estado foi um dos motivos que levou o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) a autorizar um empréstimo de US$ 9 milhões para a região. O empréstimo, concedido esta semana, atende aos interesses do governo de São Paulo, que poderá pagar a dívida num período de 20 anos. Como contrapartida o governo paulista se comprometeu a investir US$ 6 milhões para estratégias voltadas para o crescimento do turismo na região e para a preservação do meio ambiente.

De acordo com a consultora do BID e participante da preparação da proposta de empréstimo para o Projeto de Desenvolvimento do Ecoturismo na Região da Mata Atlântica no Estado de São Paulo Carmen Altés, cinco parques estatais do Vale do Ribeira foram selecionados para financiamento do banco: Carlos Botelho, Intervales, Petar, Jacupiranga e Ilha do Cardoso. "A seleção dos parques foi feita através de critérios como o desenvolvimento atual das atividades de ecoturismo, o grau de organização local, a riqueza do patrimônio local da área e o potencial para contribuir com a melhoria da situação socioeconômica da região", afirma.

Os objetivos do programa, desenvolvido conjuntamente entre o banco e o governo de São Paulo são, segundo o documento de proposta de empréstimo, melhorar os equipamentos turísticos e organizar os parques estatais para visita pública; organizar e consolidar o produto turístico na área de influência dos parques e fortalecer a gestão pública do turismo. Ainda segundo o relatório, visitantes dos parques terão acesso a mais informações sobre a região e as comunidades locais maiores oportunidades de recreação e desenvolvimento.

Carmen Altés explica que alguns problemas foram encontrados na região e visam ser solucionados durante os quatro anos de projeto. São eles: falta de licitação para visitação ambiental; falta de preparação para receber outros grupos que não o de estudantes na área; baixa qualidade dos serviços prestados no interior do parque, pouca organização; e falta de divulgação dos atrativos, que acabam sendo dificilmente visitados. Com a instalação do programa na região, as visitas deverão cumprir o plano de manejo dos parques. "A expectativa é a de que o programa consiga seguir um modelo de desenvolvimento econômico compatível com o ambiental", afirma.

A proposta de empréstimo prevê que o programa contribua para a redução dos "eventos de exploração ilegal do palmito, a caça ilegal de espécies protegidas, os incêndios florestais e outros impactos ambientais negativos nas zonas de influência do parque".

A região do Vale do Ribeira, localizada no sudeste do estado de São Paulo, possui cerca de 78% da superfície coberta pela Mata Atlântica, considerada uma das formações vegetais mais ricas em biodiversidade do planeta e um dos 17 biomas mais ameaçados de extinção.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Fernanda Muylaert

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.