Panorama
 
 
 
 

SECA E INDÍGENAS SÃO TEMAS DESPREZADOS POR PARTICIPANTES DA CONFERÊNCIA DO MEIO AMBIENTE DO AMAZONAS

Panorama Ambiental
Manaus (AM) – Brasil
Novembro de 2005

17/11/2005 – Os dois temas locais da 2ª Conferência Estadual do Meio Ambiente do Amazonas – seca 2005 e etnodesenvolvimento indígena – foram os que tiveram menos inscritos para participar dos debates que se iniciaram hoje (17). Enquanto 116 dos 437 inscritos na conferência escolheram participar do grupo temático "biodiversidade e florestas", apenas 29 elegeram "seca 2005" como pauta e somente 17 optaram por debater "etnodesenvolvimento indígena".

Os outros quatro temas nacionais, que devem estar presentes em todas as conferências estaduais, também tiveram um número maior de inscritos: qualidade ambiental nos assentamentos humanos (59 pessoas), instrumentos de desenvolvimento sustentável no território (58 pessoas), fortalecimento do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama) e controle social (33 pessoas).

"Ainda não fiz uma avaliação profunda sobre essa participação, mas eu arriscaria dizer os dados se explicam pela pouca presença indígena nesta conferência e também pelo fato de que a questão da seca está diluída nos outros temas. As pessoas querem discutir o fenômeno climático de forma mais ampla", avaliou o secretário-geral da Rede Grupo de Trabalho Amazônico (Rede GTA), Adilson Vieira. A Rede GTA, que reúne mais de 600 movimentos sociais e organizações não governamentais de toda a Amazônia Legal, faz parte da comissão organizadora da conferência.

O secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Virgílio Viana, presidente da comissão organizadora, disse que "os temas nacionais tendem a chamar mais atenção, porque esta conferência é preparatória para a 2ª Conferência Nacional de Meio Ambiente (neste momento, ocorre a conferência estadual). Além disso, a seca já foi bastante discutida nos dois seminários que o governo estadual organizou. De qualquer forma, reforço a importância de levarmos temas regionais para o debate nacional".

A 2ª Conferência Estadual do Meio Ambiente do Amazonas foi aberta ontem (16), com aprovação do regimento. Ela será encerrada amanhã, com a plenária de apresentação dos relatórios dos sete grupos temáticos e com a eleição dos 30 delegados que representarão o Amazonas na 2ª Conferência Nacional do Meio Ambiente.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Thaís Brianezi

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.