Panorama
 
 
 
 

TÉCNICOS APRESENTAM PLANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO TURVO

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Novembro de 2005

14/11/2005 - O diretor do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Antônio Carlos Bueno e Souza, acompanhado pelos técnicos André Witt e Roseli Zaremba, apresentou no último sábado (12) o Plano de Educação Ambiental do Parque Estadual do Turvo, durante a 3ª Festa do Peixe realizada no município de Esperança do Sul.

O processo de elaboração do Plano de Educação Ambiental começou com a oficialização do Plano de Manejo do Parque, em setembro deste ano. Desde então, a equipe do Defap tem se reunido com a comunidade do entorno da Unidade de Conservação, criando um grupo de trabalho constituído pelas prefeituras, ongs e outras instituições. A intenção é agregar ao Plano de Educação Ambiental feito pelos técnicos para o Parque outros projetos elaborados pela comunidade.

Pelo Plano apresentado, pretende-se criar cinco trilhas interpretativas no Parque. Pelo menos duas delas deverão ser abertas inicialmente, pois precisam de menos recursos para funcionarem. Haverá seleção e capacitação de pessoas da comunidade para atuar como monitores nestas trilhas. A intenção dos técnicos é de viabilizar trilhas e ações de educação ambiental já em janeiro de 2006.

Na ocasião também apresentaram propostas de educação ambiental representantes da Prefeitura de Chiapetta – com um projeto de Reposição Florestal e de trilha ecológica temática – e da Prefeitura de Esperança do Sul, que está inclusive elaborando um Plano Municipal do Meio Ambiente. O capitão Vladimir Ribas, da 3ª Companhia Ambiental de Santa Rosa, aproveitou o evento para fazer uma apresentação do trabalho do Batalhão Ambiental na região, falando também sobre a atividade pesqueira.

A direção e corpo técnico do Defap vão examinar todos os projetos encaminhados pela comunidade, e no prazo de dois meses devem assinar com representantes locais termos de compromisso a fim de viabilizar as ações de educação ambiental na região.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.