Panorama
 
 
 
 

ACORDO VIABILIZA ZEE DO DISTRITO FEDERAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2005

DF terá zoneamento ecológico

23/11/2005 - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, assina nesta quinta-feira (24) um acordo com o Governo do Distrito Federal para a realização do Zoneamento Econômico-Ecológico (ZEE) da região. O evento será no UniCeub (DF), às 8h30min, onde está acontecendo a 2ª Conferência do Meio Ambiente do Distrito Federal e Entorno.
Ontem, na abertura do evento, o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Claudio Langone, enfatizou que o grande desafio brasileiro é o de inserir a dimensão ambiental nas estratégias de desenvolvimento e nas políticas públicas dos governos. "Numa economia globalizada, um país não pode desconsiderar a questão ambiental nem a sua biodiversidade". "Se queremos inserir essas questões nas políticas setoriais, é preciso pensar estratégias de médio e longo prazos", disse.
Para Langone, uma política ambiental integrada e o uso sustentável dos recursos naturais, temas da 2ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, estão respaldados pelas iniciativas do Ministério do Meio Ambiente, que promoveu a incorporação de elementos estratégicos de planejamento ambiental no Plano Plurianual do governo (PPA), da dimensão ambiental na infra-estrutura de transporte do País, na política de turismo e nos assentamentos de reforma agrária, entre outras ações. "São avanços institucionais para que o meio ambiente tenha protagonismo e seja mais proativo na definição da política de desenvolvimento do País", ressaltou.
De acordo com o secretário, mais de 70% das deliberações da 1ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (2003) foram implementadas. "E o restante está em implementação", garantiu.


24/11/2005 - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, assinou nesta quinta-feira (24), com o governo do Distrito Federal, acordo de cooperação para apoio técnico do Zoneamento Ecológico- Econômico (ZEE) da região. O ato foi assinado durante a 2ª Conferência do Meio Ambiente do Distrito Federal e Entorno, que acontece até amanhã no ginásio do Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Participaram da solenidade o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do DF, Antônio Gomes, o coordenador do Programa ZEE do MMA, Marcos Estevam Del Prette, o gerente-executivo do Ibama-DF, Francisco Palhares, além de representantes de ongs ambientalistas e da sociedade.
De acordo ministra, a parceria técnica do ministério com o ZEE do DF é uma ferramenta importante para a política pública de meio ambiente. É uma contribuição fundamental para o ordenamento territorial sustentável, cultural e social do DF , ressaltou. Marina reforçou, também, a participação dos diferentes segmentos da sociedade na construção do processo. Ela lembrou que graças à força da sociedade o setor ambiental, mesmo sendo jovem no país , vem obtendo conquistas e transformações ao longo desses 13 anos. O ministério está fazendo saneamento básico do setor ambiental com ações estruturantes e a conquista é da sociedade brasileira , salientou.
O banco de dados da Ride-DF, um dos produtos do Programa ZEE do MMA, contriburá para elaboração do ZEE do Distrito Federal. O documento, que ainda passará por consulta pública, contempla diagnóstico físico-biótico e socioeconômico da região. O ZEE do DF será feito de forma participativa e seguirá as diretrizes do Plano de Desenvolvimento e Ordenamento Territorial local.
O ZEE é um instrumento de planejamento de uso dos recursos naturais e ocupação do território segundo as limitações ambientais e as potencialidades econômicas e sociais. Seus produtos e resultados subsidiam o ordenamento e organização do território, a partir da identificação de conflitos de uso de recursos, e desenvolvem cenários alternativos de desenvolvimento regional, avaliando as necessidades de conservação de recursos, proteção da biodiversidade, recuperação de áreas degradadas. O Programa ZEE, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, trabalha em parceria com um consórcio de empresas públicas.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom (Gerusa Barbosa)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.