Panorama
 
 
 
 

ALAN MACDIARMID: PRÊMIO NOBEL QUER MAIS COMBUSTÍVEIS RENOVÁVEIS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2005

21/11/2005 - O Brasil já mostrou ao mundo que os biocombustíveis são possíveis, disse MacDiarmid

O mundo precisa da expertise brasileira em combustíveis renováveis pois eles são a melhor resposta para os três maiores problemas da humanidade nos próximos 50 anos, Energia, Água e Alimentos, e contribuem também, na solução de outros problemas tão importantes como, Meio Ambiente, Pobreza, Doenças, Educação, Terrorismo e Guerra. Este foi o comentário de Alan MacDiarmid durante a reunião com Chefes das Unidades de Pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa), realizada em Brasília - DF no dia 21 de novembro.

MacDiarmid, 78, Prêmio Nobel de Química pela descoberta e desenvolvimento dos polímeros condutores, os chamados metais sintéticos durante a reunião , ainda hoje, professor da Universidade de Pennsylvania, com mais de 600 trabalhos publicados, o álcool é um dos combustíveis mais promissores para armazenar hidrogênio e ser queimado nas células de combustível que dentro de uns 15 anos vão tornar obsoletos os fantásticos motores à explosão que movimentam veículos em todo o mundo.

Segundo MacDiarmid, há 20 anos, todos os relógios eram maravilhosas peças mecânicas de precisão que, de repente, foram substituídos pelos relógios eletrônicos. Hoje, os relógios mecânicos praticamente desapareceram.

O químico neozelandês naturalizado norte-americano afirma que a mesma coisa vai acontecer com os motores à explosão. Eles serão substituídos por motores elétricos alimentados por células de combustível usando ar e álcool e biodiesel.

O Brasil, disse MacDiarmid, já mostrou ao mundo que os biocombustíveis são possíveis, que podemos ter fazendas de comida e fazendas de energia, agora tem a responsabilidade de liderar e continuar líder no mundo na pesquisa e desenvolvimento de combustíveis renováveis.

Ele citou duas áreas importantes: a obtenção de álcool combustível da celulose de fontes como capim, madeira, sobras e bagaços destas e de outras culturas; e a economia do hidrogênio via células de combustível que poderão fazer com que o país, dentro de dois a três anos, deixe de ser líder e passe a ser um seguidor. Ele citou ainda que o milionário inglês.

Richard Branson, dono de várias companhias aéreas como a Virgin Airways, declarou que pretende converter toda a sua frota de uma centena de aviões para biocombustíveis e indicou: "Esta é uma grande oportunidade para o Brasil, a indústria bioaeronáutica".

Ministro instala câmara setorial de oleaginosas

O ministro da Agricultura , Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, instalou hoje (21) durante reunião de Chefes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- Embrapa, que está sendo realizada em Brasília, a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Oleaginosas e Biodiesel.

Segundo o ministro, um dos grandes desafios do mundo globalizado é diminuir as diferenças entre ricos e pobres, e para ele a agroenergia tem um papel fundamental neste processo. Ele lembrou ainda que “construímos uma liderança no setor de etanol e que não podemos desperdiçar todo esse conhecimento acumulado”.
Ao instalar a câmara setorial, ele anunciou como presidente “ad hoc” da câmara setorial, presidente da Associação Brasileira de Agribusiness, Carlos Lovateli e como secretário- executivo o pesquisador da Embrapa, Décio Gazonni.

Como presidente da câmara, Lovateli disse que entre os pontos fundamentais a serem trabalhados estão o fomento da produção de outras oleaginosas, o fortalecimento da cadeia produtiva, viabilização econômica do biodiesel, adequação da estrutura tributária, tudo aliado à sustentabilidade ambiental.

Ao final do evento, o diretor presidente da Embrapa Silvio Crestana, ressaltou que não podemos perder a oportunidade que nos está sendo oferecida e que ao empresa irá continuar honrando a agricultura tropical que foi construída ao longo desses 30 anos.

 
 

Fonte: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa (Roberto Penteado)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.