Panorama
 
 
 
 

ASSOCIAÇÃO PRÓ-MURIQUI RECEBE DIRETORES DE PARCERIAS CORPORATIVAS E AGÊNCIAS INTERNACIONAIS DE CONSERVAÇÃO

Panorama Ambiental
São Miguel Arcanjo (SP) – Brasil
Novembro de 2005

O Mono-Carvoeiro ou Muriqui é o maior primata das Américas. Possui características biológicas e omportamentais bastante peculiares que atraíram principalmente nas últimas duas décadas a atenção de pesquisadores e simpatizantes da fauna brasileira. Desenvolvido desde 1986 no Parque Estadual Carlos Botelho (PECB), o Projeto Muriqui-do-Sul é coordenado pela Associação Pró-Muriqui (www.promuriqui.org.br) desde 2000.
Atualmente, de acordo com a Coordenadoria Geral de Fauna do IBAMA, Brasília, este projeto é uma das duas prioridades para as atividades de pesquisa e conservação de muriquis no Brasil (junto com a Estação Biológica Caratinga, Ipanema, MG). As atividades com muriquis desenvolvidas no PECB vão muito além do estudo científico, contemplando o treinamento de recursos humanos em pesquisa de campo bem como visa contribuir para o fortalecimento de políticas de conservação públicas federais e estaduais.
A principal idéia hoje reconhecida nacional e internacionalmente é de que se uma localidade abriga populações de muriquis, esta deve ser prioritária para ações conservacionaistas, e, principalmente, para a alocação de recursos finaceiros. Desta forma, o uso da imagem do muriqui como espécie-bandeira para a conservação da Mata Atlântica deverá se ampliar em futuro próximo, por ser uma espécie carismática, de grande porte e somente encontrada na Mata Atlântica do Brasil. O uso de sua imagem torna-se portanto uma poderosa ferramenta para atrair a atenção de doadores e investidores. Uma vez estabelecido, este interesse e os investimentos oriundos serão benéficos para todos os componentes envolvidos na conservação da Mata Atlântica como um todo, sua fauna, flora e comunidades tradicionais.
A Associação Pró-Muriqui tem se empenhado ao longo dos últimos dezoito meses entretanto, em atrair a atenção de um público bastante diferente para a importância de Muriquis e da Mata Atlântica, que é o setor de negócios e parcerias corporativas. As parcerias corporativas atualmente representam importante segmento para alcançarmos de forma planejada e coesa os objetivos principais envolvidos nas atividades de conservação e desenvolvimento sustentável. Estas empresas, muitas vezes multinacionais, cada vez mais estão envolvidas em prestar suporte para a preservação dos grandes remanescentes de áreas naturais.
Recentemente tivemos a oportunidade de receber dois visitantes pertencentes ao setor corporativo. Inicialmente em Outubro, o Sr. José Augusto Magalhães da Conservação Internacional do Brasil
(www.conservation.org.br) esteve presente no PECB com o intuito de acompanhar os procedimentos administrativos de nossa organização, bem como orientar sobre novas potencialidades acerca de nossas atividades.
Em Novembro, recebemos a visita de Annelisa Grigg, da agência britânica Fauna & Flora International (www.fauna-flora.org). Ambos profissionais enfatizaram sua satisfação sobre os procedimentos operacionais e a visão de de médio-longo prazo de nossa organização também orientados para parcerias corporativas com empresas de médio e grande porte.
Apresentaram sugestões muito úteis sobre os conceitos aplicados a estas potenciais parcerias. Principalmente, foram detalhados aspectos operacionais aplicados áquelas atividades de projetos de pesquisa científica e conservação da biodiversidade bem como as atividades voltadas para o estabelecimento de processos voltados ao desenvolvimento sustentável.
De forma essencial o contato com estes profissionais nos demonstrou a importância do estabelecimento de planos estratégicos, e mais, que estes sejam comercialmente viáveis. O plano estratégico e´ portanto um requisito necessário para que empresas de grande porte possam delinear suas contra-partidas e desta forma estabelecer em quais aspectos poderão contribuir para as atividades desenvolvidas. O mais importante foi o reconhecimento de que estamos no caminho certo e que apesar de vivermos tempos de recursos financeiros ambientais escassos, existem novas tendências globais que poderão portanto viabilizar o desenvolvimento de atividades para a conservação da natureza. Estamos atentos a este importante momento, e temos a certeza que o caminho é longo porém de forma alguma insuperável.

 
 

Fonte: Parque Estadual Carlos Botelho
Assessoria de imprensa (José Luiz Camargo Maia)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.