Panorama
 
 
 
 

DEPUTADO FALA SOBRE REVISÃO DO ESTATUTO DO ÍNDIO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2005

24/11/2005 - O deputado federal Eduardo Valverde (PT-RO), presidente da Frente Parlamentar Indígena, falou sobre a revisão do Estatuto do Índio durante palestra na Conferência Regional dos Povos Indígenas dos Estados de Rondônia, Acre e Sul do Amazonas. O evento tem a participação de 140 delegados indígenas, representantes de 45 etnias, e acontece até o dia 27 de novembro, em Porto Velho.

Valverde teme que o Estatuto do Índio sofra emendas desfavoráveis aos povos indígenas. Ele destacou três pontos que julga os mais importantes para as discussões sobre a lei: conceito de autonomia, autodeterminação e pluriculturalidade/plurietnia; compreensão do que é povo; direito à territorialidade, e não direito ao aldeamento, como no passado.

O parlamentar chamou atenção para a questão da expansão territorial. De acordo com ele, é preciso pensar no caso de alguns índios que vivem em uma terra muito pequena diante do tamanho e da perspectiva de crescimento de sua população. Valverde também alertou os participantes da Conferência sobre a movimentação de alguns deputados no Congresso pelo fim da demarcação de terras Indígenas. Na opinião dele, esse tipo de postura é fruto de uma mentalidade racista.

Além de debater sobre a revisão da legislação, o deputado falou a respeito da saúde e lembrou que um bom atendimento médico aos índios deve levar em consideração os conhecimentos tradicionais desses povos. Ao encerrar a palestra, destacou a necessidade de uma grande aliança, entre várias instâncias que atuam na defesa dos direitos indígenas. Concluiu salientando que se deve lutar pelo reconhecimento étnico a partir de critérios bem definidos. Para ele, a Convenção 169, apesar de ser tratado de Trabalho, vem norteando a base desses direitos e prevê a autodeterminação e o reconhecimento a partir da comunidade.

O Estatuto do Índio foi aprovado em dezembro 1973 e até hoje, mesmo depois da Constituição de 88, não foi modificado. A revisão da lei que assegura os direitos dos índios tem sido um importante tema nas discussões dos principais encontros e debates sobre questões indígenas do Brasil.

 
 

Fonte: Funai – Fundação Nacional do Índio (www.funai.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.