Panorama
 
 
 
 

GOVERNO ESTADUAL DÁ DOCUMENTO QUE FALTAVA PARA CRIAÇÃO DE RESERVAS EXTRATIVISTAS NO AMAZONAS

Panorama Ambiental
Manaus (AM) – Brasil
Novembro de 2005

23/11/2005 – O Instituto de Terras do Amazonas (Iteam) forneceu ontem (22) ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) uma carta de manifestação que atesta que o governo estadual não se opõe à criação das reservas extrativistas do Arapixi e do Rio Unini, que beneficiam 460 famílias ribeirinhas.

Os processos de criação das duas unidades de conservação estavam parados há meses porque a terra onde eles se situam é de domínio estadual – e o Iteam ainda não havia se pronunciado sobre o assunto. "O governo do estado, através desse ato do Iteam, demonstra o compromisso que tem assumido com as populações tradicionais", comemorou o coordenador regional do Centro Nacional de Populações Tradicionais (CNPT) do Ibama, Leonardo Pacheco.

Os dois processos agora podem sair do Ibama e serem encaminhados à Casa Civil da Presidência da República, para que o presidente Lula assine o decreto de criação das reservas extrativistas. "Eu espero que até janeiro as duas unidades tenham sido criadas, porque a população local está em conflito com os chamados patrões da borracha e da castanha, no Arapixi, e com os empresários da pesca comercial e esportiva, no Rio Unini", revelou Pacheco.

Segundo ele, os técnicos do Ibama que visitaram a região do Arapixi, no município de Boca do Acre, no sul do estado, foram ameaçados de morte. "Nas três visitas técnicas que realizamos houve ameaças. Nos registramos queixa na delegacia do município", contou. A Reserva Estrativista do Arapixi deve abrigar 300 famílias. Seu processo de criação foi iniciado em 2002, mas a consulta pública ocorreu em novembro do ano passado.

Já a consulta pública para criação da Reserva Extrativista do Rio Unini aconteceu em maio deste ano. A reserva deverá ocupar uma área onde vivem 160 famílias, com 870 mil hectares, localizados ao lado do Parque Nacional do Jaú, em Barcelos.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Thaís Brianezi

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.