Panorama
 
 
 
 

ÍNDIOS PARTICIPAM DA FEIRA NACIONAL DE ARTESANATO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2005

22/11/2005 - A Feira Nacional de Artesanato em 2005 contará com diversas atrações. Uma delas é a criação de uma maloca indígena no Expominas, onde, aproximadamente 25 índios de diversas tribos do País se encontrarão para mostrar um pouco de sua cultura, culinária e arte.

Já estão confirmadas as presenças dos índios das tribos: Pataxó e Tupinambás - Bahia; Fulni-o - Pernambuco; Gavião - Paraíba e Apurinã - Acre. O grupo indígena irá ocupar um bloco de stands onde será montada, por eles, a maloca com materiais regionais.

Para Amauri Tupinambá, coordenador do espaço indígena na feira, essa participação representa muito para a comunidade indígena, “queremos divulgar a nossa arte e a nossa cultura. Cultura essa que é a primeira que existiu no Brasil e até os dias de hoje é revertida em prol da comunidade nas áreas de alimentação e educação”.

Segundo Tânia Machado, presidente do Instituto Centro CAPE, realizador da Feira Nacional de Artesanato, “esse encontro de culturas só tem a beneficiar toda a população que pode conhecer, de perto, todas as características do artesanato que é produzido em diversos cantos de Minas Gerais e do País”.

Os índios também farão oficinas para ensinar aos visitantes como são fabricadas as bijuterias (colares, brincos, pulseiras, gamelas, etc), as pinturas e os diversos adereços usados por eles. No espaço, também será criada uma cozinha especial, de acordo com o costume indígena, onde os alimentos são preparados na “terra”. Essa cozinha contará com as especificações técnicas do Corpo de Bombeiros para garantir a segurança dos expositores e visitantes que conhecerão a rica cultura indígena do Brasil aliado ao melhor do artesanato mineiro e nacional.
Fonte: www.artesanatoindigena.com.br

 
 

Fonte: Funai – Fundação Nacional do Índio (www.funai.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.