Panorama
 
 
 
 

INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA É SAÍDA PARA CONCILIAR CONSERVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2005

24/11/2005 - Como conciliar conservação com desenvolvimento? A resposta a essa difícil equação já começa a ser dada e por meio de tecnologia criada na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Embrapa: o sistema de integração lavoura-pecuária.

Pelo menos é no que apostam o consultor Alysson Paulinelli, o pesquisador Luiz Carlos Balbino da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás - GO), e a economista Mariza Luz Barbosa do Ministério da Agricultura. A exploração da lavoura e da pecuária de forma sustentável a partir da integração dessas atividades foi o tema dos três palestrantes na tarde do dia 22 novembro, durante a III Reunião de Chefes, que está sendo realizada no Hotel San Marco, em Brasília/DF, até sexta-feira, 25.

O ex-ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli deu depoimento entusiasmado a cerca dos benefícios da tecnologia. “O projeto de Integração Lavoura-Pecuária atende a uma demanda nacional e pode harmonizar os interesses dos setores produtivo e ambiental”, declarou. O pesquisador Balbino mostrou porque isso é possível ao listar os benefícios já alcançados pela tecnologia.

Ao integrar lavoura e pecuária o produtor pode obter melhoria da qualidade do solo com a reciclagem de nutrientes, reduzir a incidência de pragas, doenças e consequentemente reduzir o uso de defensivos, além de conseguir maior produtividade de grãos e aumento na captação e aproveitamento de água.

Daí decorrem ainda a estabilização da produção, a diminuição de riscos pela diversidade de atividades, garantia de renda e a promoção da inclusão de mais trabalhadores no mercado de trabalho. Enfim, a tecnologia promove a sustentabilidade econômica, social e ambiental, aponta Balbino. Ainda segundo ele, a integração Lavoura-Pecuária é viável tanto em grandes como em pequenas propriedades.

Os ganhos para o país, segundo os palestrantes, também são significativos. “Vamos atacar novos biomas para crescer a produção? Não. A Integração Lavoura-Pecuária pode dobrar a capacidade produtiva em grãos e ampliar a produção de carne e leite”

A afirmação de Paulinelli é corroborada por Balbino, para quem a tecnologia reduz a pressão para abertura de novas áreas ao permitir explorar ao máximo as áreas destinadas à produção, além de possibilitar a recuperação de áreas desmatadas, preservando, ainda, os recursos naturais.

Projeto

Vantagens significativas a partir da adoção do manejo integrado já foram constatadas, no entanto, muitas variáveis referentes à aplicação da tecnologia ainda precisam ser estudadas. Por esse motivo, em maio deste ano, o Ministério da Agricultura, em estreita parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, resolveu montar o Programa Integração Lavoura-Pecuária (ILP).

A ex-diretora da Embrapa, Mariza Barbosa, é a coordenadora do Programa. De acordo com ela, o programa tem como foco a intensificação, por meio da recuperação de áreas degradadas, das atividades do setor agropecuário em regiões produtivas consolidadas. A economista lembrou a adoção da tecnologia exigirá forte atuação junto à cadeia produtiva de modo a “enfraquecer a lógica econômica do desmatamento”.

Entre os objetivos do ILP está a promoção e coordenação de ações que incentivem e apoiem os agentes das cadeias produtivas do agronegócio a mudar o seu padrão tecnológico e a preparação da base produtiva para a certificação dos seus produtos e propriedades.

A tarefa, segundo alertou Aysson Paulinelli em seu depoimento, exigirá empenho da pesquisa, já que o setor produtivo precisa sentir-se seguro e apto a adotar as mudanças.

Este o motivo de a diretoria executiva levar o tema para a reunião de chefes e estimular o envolvimento de diversos centros de pesquisa no programa – 18 unidades já estão envolvidas nos trabalhos.

De acordo com Mariza Barbosa, estão sendo analisadas diversas opções de políticas de incentivo, que poderão ter abrangência nacional, regional e/ou municipal. Projetos de Transferência de Tecnologia, assistência técnica e organização de produtores além de monitoramento dos impactos ambientais e econômicos da tecnologia integram o Programa de Integração Lavoura-Pecuária.

 
 

Fonte: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa (Valéria Costa)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.