Panorama
 
 
 
 

PLANO DE MANEJO DA FLORESTA NACIONAL DO ARARIPE É APROVADO PELO IBAMA

Panorama Ambiental
Brasília (DF)– Brasil
Novembro de 2005

(23/11/05) - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aprovou o plano de manejo da floresta nacional do Araripe, primeira unidade de conservação da natureza de sua categoria estabelecida no País, no ano de 1946. A área, de 38 mil hectares, está localizada no Sul do Ceará, a 500 Km de Fortaleza e distribui-se pelos municípios Barbalha, Crato, Jardim e Santana do Cariri. A portaria Nº 81 de 21 de novembro de 2005 já foi publicada no Diário Oficial da União.

O plano de manejo é um documento pelo qual, utilizando-se técnicas de planejamento ecológico, dividi-se a área de acordo com suas características naturais e determina-se o que dever ser preservado e onde pode ser desenvolvidas atividades humanas. No caso da Floresta do Araripe, foram demarcadas três zonas uma de preservação, outra aberta à exploração sustentável e uma terceira por onde passam rodovias estaduais.

A importância do plano de manejo para a Floresta do Araripe deve-se ao fato de que seus recursos naturais têm um longo histórico de exploração por comunidades locais. Segundo dados da coordenação local do Ibama, cerca de 500 famílias beneficiam-se da floresta para o consumo doméstico e atividades econômicas. A coleta de fava d´antas, pequi e leite de janaguaba são as principais atividades. Em 2003, o pequi rendeu cerca de R$ 60 mil às 200 famílias empenhadas na atividade.

Segundo Adalberto Iannuzzi Alves, coordenador de Planejamento de Flonas, “com o plano de manejo a exploração poderá ser feita de forma sustentável, garantindo a preservação da floresta e a atividade econômica das comunidades vizinhas”.

Além do Plano de Manejo a Floresta Nacional do Araripe conta, desde o ano passado, com um conselho consultivo que contribui com o planejamento das atividades ligadas à reserva. Dele fazem parte 23 atores, entre eles - além do Ibama - o Banco do Nordeste, prefeituras municipais, associação de moradores e entidades locais.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Luiz de Motta)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.