Panorama
 
 
 
 

RODRIGUES CRIA GRUPO PARA PROPOR POLÍTICAS PARA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2005

24/11/2005 - O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, criou um grupo executivo permanente para propor políticas públicas específicas para a Amazônia Legal. Em 120 dias, o grupo deverá encaminhar à aprovação de Rodrigues o Plano Executivo de Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio na Amazônia Legal (PSDA). “É preciso ter um olhar diferenciado para certas regiões do país, levando em conta o regionalismo e a sustentabilidade dos recursos naturais ao estabelecer projetos e programas”, disse o ministro.

A Amazônia é uma das prioridades do governo, lembra Rodrigues. “O ministério participa dos sete grupos interministeriais que tratam da região.” Segundo ele, isso reforça a criação de um núcleo no ministério para articular, propor e executar ações voltadas ao desenvolvimento sustentável do agronegócio na Amazônia Legal, com estímulo à produtividade, à sanidade e à qualidade, o que contribuirá para a redução das desigualdades e inclusão social. “Pedi, por exemplo, à Embrapa que se dedique mais aos estudos de plantas medicinais.”

Ao estabelecer as suas prioridades, o núcleo executivo permanente do Ministério da Agricultura, criado por meio de portaria, deverá considerar as decisões oriundas dos outros sete grupos interministeriais que também propõem políticas públicas para a Amazônia Legal. Eles tratam, entre outros temas, de desenvolvimento sustentável, agricultura sustentável, redução de desmatamento e biodiesel.

Presidido pelo assessor especial do ministro Manoel Valdemiro da Rocha, o grupo é integrado por representantes de todas as secretarias do Ministério da Agricultura e das empresas e órgãos vinculados: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

 
 

Fonte: Ministério da Agricultura (www.agricultura.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.