Panorama
 
 
 
 

SAI RESULTADO DE EDITAL PARA PROTEÇÃO DE FLORESTAS TROPICAIS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2005

24/11/2005 - Já está disponível o resultado do edital do Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil (PPG7). Foram contempladas 54 propostas de projetos de pesquisa, distribuídas entre 11 sub-redes de pesquisa. As propostas aprovadas receberão recursos de cerca de R$ 11 milhões, provenientes de doação da Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e do Fundo Fiduciário de Florestas Tropicais (RFT), administrados pelo Banco Mundial, e de contrapartida do governo brasileiro.

A análise das propostas foi feita por um comitê de especialistas, formado por membros da comunidade cientifica brasileira, reunido em Brasília na semana passada, na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). O edital foi lançado com o objetivo de contribuir para a implantação de um modelo de desenvolvimento sustentável em florestas tropicais brasileiras. A meta é a formação de sub-redes de pesquisa, no âmbito do Subprograma de Ciência e Tecnologia – SPC&T - Fase II, do PPG7.

Os recursos serão liberados após a participação do coordenador do projeto de pesquisa e de seu assistente administrativo-financeiro em treinamento, a ser organizado pelo CNPq, ainda este ano, sobre procedimentos de aquisições, licitações e prestações de contas, conforme consta do item 7.2 do edital. As propostas aprovadas terão 30 meses para serem executadas e irão promover e disseminar, de forma coordenada e cooperativa, pesquisas cientificas e tecnológicas em temas e subtemas prioritários, que contribuirão para a conservação e o desenvolvimento sustentável da região amazônica.

Cada sub-rede de pesquisa apresenta, pelo menos, um dos seguintes temas transversais: Etnociências, Economia Ecológica, e Relações Estado e Sociedade. Além da coordenação da sub-rede, obrigatoriamente, por grupo de pesquisa consolidado da região amazônica, as propostas incluem grupos emergentes necessariamente da Amazônia e grupos consolidados de outras regiões do País.

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa CNPq

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.