Panorama
 
 
 
 

SATÉLITES VÃO MONITORAR TODOS OS BIOMAS DO PAÍS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2005

(21/11/05) - O diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Flávio Montiel, informou hoje que o Ibama contará, em breve, com imagens de satélite de todos os biomas do Brasil - não só da Amazônia, como hoje. Um contrato, a ser assinado pelo Ibama com empresas da Índia e da Inglaterra, dará acesso a imagens da Mata Atlântica, Pantanal, Cerrado. Com o novo recurso tecnológico, o órgão amplia e aprimora o trabalho de fiscalização das florestas e matas brasileiras.

O uso do sensoriamento remoto para os novos biomas, definido em decreto, faz parte de uma estratégia mais ampla do Ministério do Meio Ambiente e do Ibama, que, a partir de 2006, desencadearão um plano de preservação e fiscalização daqueles três biomas, a exemplo do que foi posto em andamento em 2003, em relação à Amazônia.

Ainda não há data para começo do fornecimento das imagens. A estimativa é o primeiro semestre do próximo ano. “Saltaremos de um sensoriamento remoto sobre cinco milhões de quilômetros quadrados (Amazônia Legal) para nove milhões de quilômetros quadrados, margeando fronteiras de países vizinhos”, explicou Montiel.

Como os novos biomas a serem monitorados possuem topografia e geomorfologia diferentes da Amazônia e entre si, o Ibama e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) estudam a adoção de sistemas de “leitura” diferentes do atual (Deter), que mapeia a Amazônia. Além daquelas peculiaridades, o corte das matas é igualmente diferenciado, o que impõe sensoriamentos específicos. Enquanto na Amazônia prevalece o corte raso, na Mata Atlântica, por exemplo, o corte é “pingado”.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Rubens Amador)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.