Panorama
 
 
 
 

SEMINÁRIO CONSOLIDA PLANO NACIONAL DE ÁGUAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2005

25/11/2005 - O Ministério do Meio Ambiente realiza, de segunda (28) a quarta-feira, em Brasília (DF), o Seminário Nacional de Consolidação de Diretrizes e Programas do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH). O encontro, no Instituto Israel Pinheiro (QI 29 do Lago Sul, ao lado da Ermida Dom Bosco), reunirá representantes de populações tradicionais, indígenas, ambientalistas e outros usuários de água, além de integrantes de governos estaduais e federal, consultores e técnicos que participaram da elaboração do PNRH.

O evento será aberto às 16h, pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, pelo secretário de Recursos Hídricos do MMA, João Bosco Senra, e pelo presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), José Machado.

O objetivo do encontro é consolidar resultados e ações para as diretrizes e programas do plano, em fase final de elaboração. Inserido no contexto da Lei 9.433/1997 (Lei das Águas), que estabeleceu a Política Nacional de Recursos Hídricos, o PNRH é parte fundamental do planejamento estratégico do País. O plano tem como objetivo central estabelecer um pacto nacional para a definição de diretrizes e de políticas públicas voltadas para a melhoria da oferta de água, em quantidade e qualidade.
Desde 2003, quando se iniciou a construção do plano, a Secretaria de Recursos Hídricos contou com o apoio da ANA, Ibama e Ministério das Relações Exteriores, entre outras instituições governamentais e não-governamentais. Foram realizadas oficinas e, entre setembro e outubro, aconteceram seminários nas 12 regiões hidrográficas do País e 26 encontros públicos estaduais e no Distrito Federal.

Quando o Brasil tiver seu PNRH, estará cumprindo uma das mais fundamentais determinações das Metas do Milênio e da Cúpula de Joanesburgo (Rio + 10) das Nações Unidas. O Brasil inicia, portanto, a Década Mundial da Água com um plano que vê a água como um elemento estruturante para a implementação de políticas setoriais, sob a ótica do desenvolvimento sustentável e da inclusão social.
Antes de seu lançamento, previsto para o início de 2006, o plano será submetido ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), instância máxima do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom (Aldem Bourscheit)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.