Panorama
 
 
 
 

ÁGUAS, FLORESTAS E SOLO: MOÇÃO APRESENTADA PELO WWF-BRASIL PROPÕE INTEGRAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2005

1/12/2005 – O Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) aprovou, em sua última reunião (28/12), moção apresentada pelo Grupo de Trabalho Águas Florestas e Solo, a partir de solicitação do WWF-Brasil. A moção recomenda a articulação entre o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e outros sistemas, principalmente o de meio ambiente. A idéia é integrar as políticas públicas relacionadas a água, florestas e solo no Plano Nacional de Recursos Hídricos que definirá diretrizes, metas e programas para os próximos 10 anos .

"Colocada em prática, a moção passa a considerar florestas e solos como elementos estratégicos que promovem a conservação e os usos múltiplos da água. Este é um componente inovador dentro da pauta do Conselho e uma premissa do Programa Água para a Vida", disse o biólogo Samuel Barrêto, coordenador do programa de gestão de água doce do WWF-Brasil. Para ele, a iniciativa de reconectar águas, florestas e solos é seguir o curso da natureza que o homem tratou de separar tratando-os de forma isolada.

A conselheira Ninon Machado, do Instituto Ipanema, informou que o grupo de trabalho não irá se desfazer com a aprovação da moção. "Agora, o grupo se reunirá para avaliar que medidas recomendadas exigirão aperfeiçoamento legislativo, ações programáticas e articulação, além de identificar os próximos passos e recomendações", disse.

O próximo passo é aprovar uma Resolução no Conselho Nacional de Recursos Hídricos, instância máxima de gestão das águas no Brasil, passando a orientar os Comitês de Bacia para que possam considerar essas questões nos diferentes instrumentos de gestão, como o Plano de Bacia, por exemplo. “Já estamos iniciando algumas ações de campo integrando esses temas e fazendo com que a Resolução saia do papel e possa ser aplicada, gerando benefícios aos diferentes usuários de uma bacia hidrográfica, inclusive o meio ambiente” afirma Samuel Barreto.

 
 

Fonte: WWF-Brasil (www.wwf.org.br)
Assessoria de imprensa (Gadelha Neto)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.