Panorama
 
 
 
 

AMAPÁ TERÁ CENTRO DE ANIMAIS SILVESTRES

Panorama Ambiental
Macapá (AP) – Brasil
Novembro de 2005

(29/11/05) – A Gerência Executiva do Ibama no Amapá, fez o lançamento da pedra fundamental para a construção do Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres (Cetas), por ocasião da visita do presidente do Ibama, Marcus Barros naquele estado. O evento contou com a participação do gerente executivo e servidores do Ibama, autoridades estaduais e municipais e representantes da comunidade acadêmica.

Integrando o projeto Cetas-Brasil, o centro contará com uma infra-estrutura composta de salas para técnicos, enfermaria, ambulatório, centro cirúrgico, sala para necropsia, biotério – local onde ficam os animais utilizados na alimentação de outras espécies –; recintos para primatas, répteis, aves e mamíferos, entre outras espécies; cozinha e depósitos. A obra terá 374 metros quadrados de área construída e está orçada em R$ 400 mil. Como espaço de referência, a estrutura apoiará outras instituições que se dedicam a recuperação de espécimes da fauna silvestre no Amapá.

Os Centros de Triagem são estruturas que possibilitam a reabilitação dos animais apreendidos pelos órgãos de fiscalização, recepcionando ainda os espécimes feridos ou perdidos em ambiente urbano, doados por particulares ou recolhidos pelos órgãos competentes. Além disso, as ações de fiscalização e combate ao tráfico de animais silvestres são fortalecidas com a existência dessas unidades, que recebem espécimes silvestres e animais oriundos do tráfico e possibilitam ambiente adequado para a reabilitação e posterior devolução à natureza ou destinação a criadouros e instituições especializadas, como os zoológicos e parques zoobotânicos.

A criação do centro reforçará o trabalho desenvolvido pelos técnicos do Ibama. “A construção do Cetas é importantíssima, já que não tínhamos um espaço adequado para receber os animais resgatados”, afirma Luis Carlos Raiol, técnico do Núcleo de Fauna. Em geral, os animais apreendidos ou resgatados pelos órgãos ambientais estavam sendo atendidos na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Revecom, localizada em Santana, onde recebiam cuidados médicos e eram mantidos em instalações adequadas até a plena recuperação e soltura. Porém, segundo o médico Paulo Amorim, gerente da RPPN, o espaço não possui mais condições de receber novos espécimes. No ato de lançamento das obras do Cetas, foram prestadas homenagens ao trabalho desenvolvido por Amorim em atenção a fauna amapaense.

Projeto Cetas-Brasil – O projeto Cetas-Brasil tem por objetivo a implantação de centros de triagem e estabelecimento de parcerias entre o Ibama e instituições públicas e privadas para a construção e manutenção de Cetas em locais estratégicos para auxiliar no combate ao tráfico, oferecendo espaços e condições adequadas para a recuperação, a manutenção e destinação de animais silvestres. O estabelecimento dos centros possibilita a realização de projetos na área de Educação Ambiental, aperfeiçoamento técnico de biológos, veterinários, zootecnistas e acadêmicos, bem como a realização de atividades e projetos de soltura monitoradas, de acordo com protocolos pré-estabelecidos pelo Ibama.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Patrícia Sullivan)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.