Panorama
 
 
 
 

ATIVISTAS DO GREENPEACE INTERROMPEM DISCURSO DE BLAIR FAVORÁVEL À ENERGIA NUCLEAR

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Novembro de 2005

Manifestantes entram pelo teto do local onde estava sendo realizada conferência na qual primeiro-ministro defenderia construção de novas usinas

29-11-2005 - São Paulo (SP) - O Greenpeace impediu o primeiro-ministro britânico Tony Blair de realizar seu discurso em favor da energia nuclear, que ocorreria na conferência anual da Confederação da Indústria Britânica (CBI, em inglês). Dois ativistas do Greenpeace escalaram o teto do local, seguraram faixas que diziam, em inglês, “nuclear – resposta errada” e depois despejaram confetes “radioativos”, obrigando Blair a mudar para uma sala lateral para fazer seu discurso com mais de uma hora de atraso.

A conferência estava sendo amplamente promovida como o veículo onde seria anunciado uma nova revisão da matriz energética do Reino Unido, e Blair estava pessoalmente apoiando a construção de novas centrais nucleares no país. “Hoje Blair tenta iniciar uma nova era nuclear, no que ele deve ser impedido. A energia nuclear não é a solução para as mudanças climáticas, pois essa fonte energética é cara, perigosa, suja e um alvo potencial para terroristas”, afirmou Guilherme Leonardi, coordenador da campanha antinuclear do Greenpeace Brasil. Há três anos Blair realizou a maior revisão da questão energética nos últimos 60 anos, na qual se concluiu que as energias renováveis e a eficiência energética são o caminho a ser seguido, e não a nuclear.

Uma nova revisão da política energética serviria apenas para promover a energia nuclear. Blair, assim como na questão do Iraque, tenta popularizar sua decisão pessoal entre a população britânica. A real solução para as mudanças climáticas e para a segurança energética é uma mescla de tecnologia energética que seja eficiente, segura e limpa, como eólica, ondas e solar, o que deve ser acompanhado por medidas de eficiência energética.
 
 
Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa
Foto: Greenpeace
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.