Panorama
 
 
 
 

CASAI DE SÃO PAULO GANHA AMBULATÓRIO DO INCOR

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2005

28/11/2005 - O ministro da Saúde, Saraiva Felipe, e o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Paulo Lustosa, inauguram, terça-feira (29), em São Paulo, o ambulatório de especialidades da Casa de Atenção à Saúde Indígena (Casai).

Resultado de parcerias entre a Funasa, Instituto do Coração (Incor) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o novo serviço vai assegurar agilidade no tratamento dos pacientes indígenas.

O Incor atuará na promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação da saúde do cardiopata. O trabalho em conjunto vai estabelecer um programa nacional de assistência, ensino e pesquisa voltado à saúde indígena na área de cardiologia.

Os profissionais do ambulatório do Incor da Casai, localizada no bairro da Aclimação, estão capacitados para reconhecer patologias e promover o seu tratamento. Nos casos mais graves, os pacientes indígenas serão encaminhados à sede do Instituto, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo, onde terão assegurados leitos nas enfermarias e na unidade de terapia intensiva.

O Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Incor – HCFMUSP) é um dos mais modernos hospitais do mundo especializado no tratamento clínico e cirúrgico de doenças cardíacas.

O corpo clínico do Incor é integrado pelo quadro de professores das disciplinas de cardiologia e cirurgia torácica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e por médicos assistentes de outras especialidades do Hospital das Clínicas da FMUSP.

O Incor presta assistência médica de padrão internacional na área de cardiologia, atendendo pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) (82%), beneficiários de convênios e seguros médicos (15%) e pacientes particulares.

Além do tratamento e diagnóstico das doenças do coração, o ambulatório de especialidades da Casai, oferecerá, ainda, atendimentos nas especialidades de maior demanda, como pediatria, oftalmologia e dermatologia. Profissionais da Unifesp garantirão acesso diferenciado a exames e procedimentos terapêuticos existentes na rede de hospitais ligados à Instituição. Eles, também, vão colaborar nas atividades de educação em saúde, com enfoque para alcoolismo, DST/Aids, e na capacitação de profissionais de saúde.

A estrutura do ambulatório de especialidades da Casai de São Paulo conta com cinco consultórios médicos e equipamentos como o eletrocardiógrafo, aparelho para a realização de eletrocardiograma.

A Casai de São Paulo é referência em saúde para indígenas de todo o país. Em 2005, a média de atendimentos, por mês, foi de 74 pacientes. Pessoas que apresentam problemas de alta complexidade, como câncer, doenças cardíacas e renais, geralmente, permanecem entre três a cinco meses internadas na Casai. Com o serviço do novo ambulatório, esse tempo pode ser reduzido em cinqüenta por cento.

Trabalham na Casai, que tem capacidade para 40 leitos, entre pacientes e acompanhantes, 30 profissionais de enfermagem. A unidade de saúde oferece, ainda, serviço de intérprete e abriga um lugar para rituais religiosos indígenas, a Casa de Reza.

 
 

Fonte: Funai – Fundação Nacional do Índio (www.funai.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.