Panorama
 
 
 
 

FUNAI E LIDERANÇAS PARTICIPAM DA 11ª SESSÃO DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS POVOS INDÍGENAS DA ONU

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2005

30/11/2005 - Uma delegação brasileira, composta por lideranças indígenas e representantes do Governo Federal, participa da 11ª Sessão do Grupo de Trabalho para a Declaração Universal dos Direitos dos Povos Indígenas da ONU, que será realizada entre os dias 3 e 16 de dezembro, em Genebra, Suíça. A sessão conta com a presença de índios do mundo inteiro e de delegados de 65 países.

O indigenista e coordenador da Funai para Assuntos Indígenas da Amazônia Ocidental, Izanoel dos Santos Sodré, e os líderes Daniel Matenho Cabixi, Puiu Txukarramãe, Pikaruman Yawalapiti e Bepkamro Netuktire estão em Genebra desde o dia 28 de novembro, para as discussões preliminares sobre as principais questões da Declaração.

“Até agora, a ONU só discutiu a declaração com índios urbanos. Desta vez eles vão ouvir a opinião de índios que vivem nas aldeias e que conhecem a realidade dessas comunidades”, enfatiza o indigenista, que trabalha pela causa indígena há 34 anos.

De 05 até 15 de dezembro, a delegação brasileira também será representada pelo presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes, que irá acompanhado pelo coordenador de Defesa de Direitos Indígenas, Vilmar Guarany, e pelo diretor de Assuntos Fundiários, Arthur Nobre, além de lideranças indígenas, como Azelene Kaingang, socióloga e co-presidente do Conclave dos Povos Indígenas para a América do Sul.

Em dezembro de 1993, o Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU criou a Década dos Povos Indígenas do Mundo. Organizações governamentais e não-governamentais fizeram uma parceria com os índios com os objetivos de revigorar as comunidades dos povos indígenas, ativar sua participação na formulação de políticas, leis e programas e desenvolver projetos de auto-sustentabilidade. A Declaração Universal visa ao cumprimento desses objetivos.

 
 

Fonte: Funai – Fundação Nacional do Índio (www.funai.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.