Panorama
 
 
 
 

IBAMA ANUNCIA AÇÕES PARA COMPLEMENTAR O PROJETO MANEJO DOS RECURSOS NATURAIS DA VÁRZEA

Panorama Ambiental
Santarém (PA) – Brasil
Novembro de 2005

29/11/2005 - O projeto Manejo dos Recursos Naturais da Várzea (ProVárzea/Ibama), iniciado em 2000, terminará em 2007, mas as atividades de pesquisa e apoio a experiências de uso sustentável dos recursos pesqueiros do Rio Amazonas/Solimões terão continuidade. Serão também estendidas a outros estados da região, além do Amazonas e do Pará, onde o projeto atual.

O anúncio foi feito hoje (29) por Mauro Rufino, coordenador do ProVárzea/Ibama, que participa em Santarém da Oficina de Experiências no Manejo de Recursos Naturais em Várzea e Igapós. Cerca de 80 gestores discutem na Oficina projetos comunitários que aliam proteção à natureza e geração de renda.

O Ibama, segundo Rufino, vai internalizar as experiências e a metodologia do ProVárzea em uma base do Centro de Pesquisa e Extensão Pesqueira (Cpnor), que começará a funcionar em Manaus no próximo ano e deverá aproveitar também os 35 funcionários do ProVárzea/Ibama. "O Cpnor em Belém só consegue trabalhar com a região costeira do Pará. A realidade dos rios da Amazônia Ocidental é muito diferente", explicou.

A base amazonense do Centro será também o ponto focal (local de referência) da Convenção de Ramsar no Brasil. Ela surgiu em 1971, na cidade iraniana de Ramsar, com o objetivo de proteger as áreas úmidas que serviam de local de reprodução para as aves migratórias. A convenção já foi assinada por mais de 150 países, entre eles o Brasil.

Neste ano, em Uganda, na nona (e mais recente) reunião dos países signatários da convenção, o ProVárzea/Ibama recebeu um prêmio da Fundação Grupo Antígua, uma organização não-governamental da Costa Rica. "Com recursos holandeses, eles fizeram um levantamento das melhores práticas de gestão ambiental participativa em áreas úmidas das Américas. Dos 41 projetos analisados, selecionaram sete finalistas, dos quais apenas o ProVárzea era governamental. Nós e uma experiência da Colômbia fomos os vencedores", comemorou Rufino.

O ProVárzea/Ibama faz parte do Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais do Brasil (PPG7), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e financiado com verba da cooperação internacional. Ele atua na várzea da Bacia Amazônica, uma região de terras inundáveis onde vivem 1,5 milhão de ribeirinhos.

Além de apoiar 23 iniciativas promissoras comunitárias de uso sustentável dos recursos naturais dessa região de 300 mil quilômetros quadrados, o projeto contribui para a formulação de políticas públicas adequadas à realidade dessas populações. Entre essas políticas públicas, destacam-se a proposta de regularização fundiária das áreas de várzea e o reconhecimento oficial dos acordos de pesca comunitária, que desde 2001 passaram a ter força de lei. A medida tem ajudado a diminuir os conflitos entre pescadores comerciais, esportivos e os ribeirinhos que pescam apenas para subsistência.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Thaís Brianezi

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.