Panorama
 
 
 
 

IMAGENS CBERS COMPROVAM DESMATAMENTO NO XINGU

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2005

28/11/2005 - O Instituto Socioambiental (ISA) utilizou as imagens do CBERS-2 (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres) para comprovar o desmatamento ilegal em uma área do Parque Indígena do Xingu, no Mato Grosso. Através da comparação de duas imagens, a primeira, de agosto de 2004, e a segunda, de julho deste ano, os técnicos do Laboratório de Geoprocessamento do ISA verificaram que foram extraídos mais de 800 hectares de floresta, dos quais foram retirados cerca de 16 mil metros cúbicos de madeira.

As imagens que forneceram a base para essa análise ambiental são distribuídas gratuitamente pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia. O objetivo é permitir o acesso de todos a esta ferramenta de múltiplas aplicações. O CBERS-2 é um satélite de média resolução e seus dados têm sido amplamente usados para o monitoramento ambiental. Qualquer usuário pode ter acesso gratuito a essas imagens por meio do site http://www.dgi.inpe.br/CDSR

"Chegamos a pensar em usar imagens de alta resolução, porém, seria mais demorado para obtê-las, sem falar no custo elevado. Como já estávamos utilizando, com sucesso, o CBERS em outro projeto, resolvemos novamente por esta opção, tanto por causa da disponibilidade imediata como pela gratuidade", conta Cícero Cardoso Augusto, coordenador de Geoprocessamento do ISA. "Sem dúvida, as imagens do CBERS têm qualidade e atendem às nossas expectativas", completa.

O Inpe promoveu recentemente um seminário sobre as aplicações do satélite, que deu a dimensão de como suas informações estão sendo utilizadas por órgãos públicos, empresas privadas e organizações não-governamentais. Participaram, entre outros, Petrobras, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Embrapa e Ibama. O IBGE, por exemplo, usa os dados para atualizar seus mapas em projetos de sistematização do solo, assim como o Incra utiliza as imagens nos processos ligados à reforma agrária. O emprego das imagens pelo ISA é mais um exemplo de aplicação do CBERS.

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa (Marjorie Xavier) - INPE

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.