Panorama
 
 
 
 

INDIGENISTA DIZ QUE QUEIMADAS NO PARÁ PODEM TER SIDO PROVOCADAS POR INVASORES

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2005

30/11/2005 - As queimadas detectadas em áreas indígenas no Pará sem dúvida não foram provocadas pelas aldeias, mas por invasores que aproveitam o período seco para fazerem a roça. A análise é do técnico indigenista Caetano Ventura, da Funai (Fundação Nacional do Índio) de Altamira (PA).

Dados divulgados ontem (29) pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) apontam 492 focos de queimadas no estado. E três áreas indígenas entre as atingidas pelo fogo: a do Alto Rio Guama, no município de Nova Esperança do Piriá; a de Cachoeira Seca, em Altamira; e a de Paquiçamba, em Vitória do Xingu.

A área de Cachoeira Seca, segundo Ventura, ainda não está demarcada e a Funai não tem como combater os invasores. "As roças dos índios são pequenas e é impossível detectá-las por satélite", disse o técnico. Ele lembrou que também a área de Paquiçamba não foi demarcada e sofre com os mesmos problemas de invasões e queimadas.

O engenheiro agrônomo da Funai de Belém, Rui Ferraz, garantiu que os limites do território indígena serão novamente identificados, com placas indicativas do Ministério da Justiça e da Funai proibindo a entrada de estranhos. "Vamos torcer para que, juntamente com prefeitos dessas regiões, possamos manter essa terra livre de invasores e preservar a floresta, o pouco de floresta que ainda existe", disse.

Ele informou que a região do Alto Rio Guama foi demarcada em 1993, quando 1.300 famílias não-índias estavam registradas. Dessas, 80% já foram indenizadas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e saíram das terras. Outras, explicou, receberam o dinheiro mas voltaram a ocupar a área, por falta de fiscalização.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Patrícia Landim

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.