Panorama
 
 
 
 

O TEMPO ESTÁ SE ESGOTANDO PARA O CLIMA DO PLANETA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Novembro de 2005

Greenpeace exige medidas de proteção ao clima imediatas para evitar impactos catastróficos das mudanças climáticas

29-11-2005 - Montreal (Canadá) - O Greenpeace ergueu uma ampulheta de quatro metros de altura do lado de fora da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Montreal, para lembrar a todos os delegados participantes que o tempo está se esgotando. A Cúpula do Clima – a primeira desde que o Protocolo de Kyoto entrou em vigor – começou nesta segunda-feira, dando início a duas semanas de negociações cruciais para a proteção do clima da Terra.

"O tempo está se esgotando. As mudanças climáticas não são um problema distante com o qual teremos que lidar em algum dia no futuro. De fato, nós temos muito pouco tempo para evitar os impactos mais catastróficos. Sem ações decisivas e imediatas dos governos aqui, logo iremos nos ver dirigindo um trem acelerado e sem freios”, disse Carlos Rittl, Coordenador da Campanha de Clima do Greenpeace no Brasil.

Se as mudanças climáticas seguirem sem controle, muitos de seus efeitos serão irreversíveis. Os glaciares no oeste da China poderão desaparecer até 2100; as geleiras oceânicas de verão do Ártico poderão desaparecer antes do final deste século, deixando ursos polares, focas, morsas e algumas espécies de aves marinhas à beira da extinção; e nas próximas décadas, há o risco de que mudanças climáticas regionais combinadas com os efeitos do desmatamento transformem a floresta amazônica em uma vegetação muito mais pobre e seca. As perdas para a população local e para a biodiversidade serão terríveis e irreversíveis.

O Greenpeace defende que o objetivo das políticas mundiais sobre o clima deve ser o de manter a média de aumento da temperatura global inferior a 2º C acima dos níveis pré-industriais, uma posição também adotada pelos chefes de governo da União Européia. Ainda é econômica e cientificamente possível fazer isso com os meios tecnológicos de que dispomos hoje. As decisões feitas em Montreal vão determinar se essas opções permanecerão ou não viáveis.

Para o Greenpeace, o fortalecimento e a expansão do Protocolo de Kyoto para um próximo período, de 2013 a 2017, provocarão um crescimento da confiança do mercado de carbono e vão encorajar investimentos em tecnologias limpas. Esse processo deve começar agora em Montreal e deverá ser finalizado até 2008.

"Os 156 governos que ratificaram o Protocolo de Kyoto têm agora que mostrar que estão realmente comprometidos com a solução do problema, com metas de redução de gases do efeito estufa muito mais rigorosas para os países industrializados. O Brasil é um dos maiores emissores mundiais, principalmente por causa do desmatamento da Amazônia. O país deve assumir seu papel de liderança nas negociações internacionais, propondo soluções que resolvam o problema da destruição da Amazônia e que também contribuam para o clima do planeta’ concluiu Rittl.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.