Panorama
 
 
 
 

PROGRAMA PILOTO DEFINE PLANO DE DISSEMINAÇÃO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2005

28/11/2005 - A 1ª Oficina de Intercâmbio de Disseminação do Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicias do Brasil foi realizado nos dias 24 e 25, em Brasília, com o objetivo de debater alternativas para difundir o trabalho de conservação e uso sustentável das florestas brasileiras em 2006. Criado em 1992, o programa é uma atividade de gestão conjunta entre governos, movimentos sociais e cooperação internacional.

Durante a reunião, representantes dos 14 subprogramas que compõem o Programa Piloto, do Banco Mundial, GTZ, Ibama e Ministério do Meio Ambiente criaram um plano estratégico conjunto para disseminação das ações dos subprogramas. Para o consultor Marcelo Bertrand, a oficina é uma oportunidadede de trocar experiências e pensar em alternativas para disseminar o programa. "Temos recursos e capacidade técnica. Agora, estamos buscando, conjuntamente, estratégias para dar mais visibilidade ao programa", afirmou Bertrand, que atuou como mediador da reunião.

Segundo o coordenador do Corredor Central da Mata Atlântica, Roberto Xavier, a articulação dos subprogramas permitirá a realização de ações mais eficientes, pensando o programa como um todo e não de forma segmentada. O Corredor Central da Mata Atlântica é parte do do projeto Corredores Ecológicos do Ministério do Meio Ambiente.

Os participantes da oficina trabalharam em grupos e estabeleceram metas de ações conjuntas. Um dos grupos tratou dos projetos sob a área de influência da BR-163 e que contribuem com o plano sustentável da rodovia. "A disseminação vem dar vazão a todo esse esforço conjunto de integração dos projetos na ponta. É um desafio, pois, na BR-163 os processos são muito rápidos , destacou a coordenadora do Projeto Proteger, Sílvia Nicola.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom (Aida Feitosa)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.