Panorama
 
 
 
 

SUÍÇA VOTA “NÃO” A PLANTAÇÕES GENETICAMENTE MODIFICADAS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Novembro de 2005

Em referendo realizado ontem, a maioria da população suíça decidiu pela proibição por cinco anos do cultivo transgênico

28-11-2005 - Zurique (Suíça) - Em referendo realizado ontem, a maioria da população suíça decidiu por uma moratória de cinco anos para as plantações geneticamente modificadas no país. Isso significa que o cultivo de transgênicos para fins comerciais será proibido por esse período, mas campos experimentais ainda serão permitidos.

“A Suíça, país natal de uma das gigantes do setor de transgênicos, a Syngenta, não quis arriscar sua segurança alimentar e a saúde de seu meio ambiente e de seus cidadãos, e optou pela proibição de cultivos transgênicos”, afirmou Yves Zenger, do Greenpeace da Suíça. O sistema legislativo no país é o único no mundo que permite às pessoas opinarem sobre a aprovação ou não de novas leis diretamente em referendos realizados regularmente.

Pela moratória, produtos derivados de animais que foram alimentados com transgênicos poderão ser importados, mas nova legislação para regulamentar com mais rigor alimentos transgênicos e ração animal ainda deverá ser votada. Hoje, o Greenpeace Suíça divulgou nova pesquisa de opinião que mostra que a maioria dos suíços quer que a moratória também englobe alimentos transgênicos, além de serem contra experimentos com organismos geneticamente modificados. A grande maioria também quer rotulagem de todos os produtos derivados de animais alimentados com produtos transgênicos.

“A Suíça mostrou seriedade na implantação do Princípio de Precaução nos protocolos de biossegurança, ao contrário do Brasil, que não consegue sequer implementar a rotulagem, que é direito essencial do consumidor”, disse Ventura Barbeiro, engenheiro agrônomo do Greenpeace Brasil. Por exemplo, haverá audiência conjunta das comissões de Meio Ambiente e Direito do Consumidor da Câmara dos Deputados no dia 8 de dezembro, para avaliar a denúncia do uso de soja transgênica no óleo de cozinha, sem a devida rotulagem, pelas empresas Bunge e Cargill.

“O Greenpeace espera que a rejeição da Suíça aos transgênicos inspire outros países pelo mundo a dizer 'não' ao uso indiscriminado de engenharia genética. Também encorajamos o povo suíço a continuar a fazer oposição a esse tipo de tecnologia altamente arriscada. Qualquer rota possível de contaminação deve ser fechada, até que as pessoas possam estar seguras de que não vai haver transgênicos em seus pratos e nas suas plantações. Queremos a produção sustentável de alimentos, que atende aos interesses da população, dos fazendeiros e do meio ambiente”, disse Geert Ritsema, coordenador da campanha de engenharia genética do Greenpeace Internacional.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.