Panorama
 
 
 
 

A CAMINHO DO PROJETO ESPERANÇA, DOROTHY LEVOU SEIS TIROS À QUEIMA-ROUPA

Panorama Ambiental
Macapá (AP) – Brasil
Dezembro de 2005

10/12/2005 - Na estrada de terra aberta em meio à floresta, no Travessão do Santana, perto da cidade de Anapu e do projeto de desenvolvimento sustentável (PDS) Esperança, chegaria ao fim a vida de luta da irmã Dorothy Stang, que por mais de 30 anos trabalhou junto às pequenas comunidades pelo direito à terra e à exploração sustentável da Amazônia. Seis tiros à queima-roupa, iniciados por um certeiro e fatal, provavelmente na nuca. Depois de caída, ainda levou outros quatro nas costas e um na barriga.

Na manhã de 12 de fevereiro, acompanhada por um colono – única testemunha do crime –, Dorothy estava a mais de 40 quilômetros de Anapu e seguia em direção ao PDS quando foi abordada por dois pistoleiros. No caminho, o colono e a religiosa andavam sozinhos, sem nenhuma segurança pessoal, mesmo depois das recentes ameaças, relatadas dias antes, inclusive, para o então ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Nilmário Miranda.

O colono que acompanhava Dorothy fugiu pela mata enquanto ainda podia ouvir as ameaças dos assassinos. Segundo ele, a freira, que integrava a Congregação Cristã das Irmãs de Notre Dame de Namur, lia trechos dos textos sagrados enquanto era ofendida por seus executores. Rayfran da Neves Sales – um dos assassinos confessos – afirmou no depoimento à polícia que Dorothy teria lido versículos do Evangelho de Mateus antes de levar o primeiro tiro.

"Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos. Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus." Segundo padre Amaro, amigo pessoal da irmã e integrante da Comissão Pastoral da Terra em Anapu, Dorothy Stang tinha preferência por trechos da Bíblia que evidenciavam a luta.

"Ela gostava muito de ler Isaías, Marcos, Mateus, Ester e os salmos 27, 91 e 33, que resgatam a questão da luta e a confiança em Deus", relembra o padre. Mesmo com a morte anunciada, Dorothy, aos 73 anos, garantia não acreditar que grileiros e fazendeiros da região fossem capazes de qualquer violência "contra uma velha", como repetia sempre ao bispo da Prelazia do Xingu, dom Erwin Krautler.

A testemunha reconheceu Rayfran das Neves Sales como um dos assassinos. Executada por volta das oito horas da manhã, a religiosa foi encontrada com roupas molhadas, provavelmente pela chuva: calça pescador bege, sapatos pretos, camiseta branca e um boné branco e azul. O corpo estava caído de lado sobre a estrada de chão batido. Dorothy Stang foi assassinada como pelo menos outras 700 pessoas envolvidas em conflitos de terra nos últimos 30 anos no Pará.

Para o senador Sibá Machado (PT-AC), que conhecia a missionária e havia visitado a região recentemente, a execução deve ter sido planejada por algum novo fazendeiro. "Os mais antigos sempre tiveram debates violentos com ela, agressões verbais, mas nunca a agrediram fisicamente. Depois fiquei sabendo que o fazendeiro que está sendo acusado pelo crime [Vitalmiro Bastos de Moura] é novo na região", afirma.

O enterro da religiosa foi acompanhado por cerca de 2 mil pessoas. Após velar o corpo, a procissão levou o caixão para o Centro de Formação São Rafael, onde realizava trabalho comunitário. Foi enterrada entre as árvores de um pomar. Ao lado de uma goiabeira e uma mangueira. "Irmã Dorothy não foi enterrada. Foi plantada para que sua luta dê muitos frutos", comentou o bispo dom Erwin.

Após a morte da freira, o governo enviou cerca de 2 mil soldados das Forças Armadas para auxiliar nas investigações ao lado da Polícia Federal, Civil e Militar do Pará. O então procurador-geral da República, Cláudio Fonteles, pediu ao Supremo Tribunal de Justiça a federalização da investigação do crime. O governo federal ainda decretou a preservação de 3,8 milhões de hectares na Terra do Meio e a interdição por seis meses de 8,2 milhões de hectares na margem da BR-163. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou a implantação de um gabinete provisório para acompanhar a realização das medidas.

"Os madeireiros, grileiros e fazendeiros pensam que são os donos. Fazem o que bem entendem e se sentem acima do governo. O governo tem que mostrar a cara. Não pode acender uma vela para Deus e outra para o diabo. Se foi tomada a decisão de implementar um PDS, então toca para frente", defendeu o bispo.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Christiane Peres e Aloísio Milani

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.