Panorama
 
 
 
 

ABEMA FAZ BALANÇO DAS ATIVIDADES DO ANO E TRAÇA NOVAS METAS PARA 2006

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Dezembro de 2005

01/12/2005 - A 19ª reunião da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente – ABEMA, aconteceu em Bonito, Mato Grosso do Sul, no período de 24 a 26 de novembro, reunindo representantes de 23 Órgãos Estaduais de Meio Ambiente - OEMAs de todo o Brasil, que procederam a um balanço das atividades de 2005 e programaram o calendário de atividades para o próximo ano.
Divulgação
A reunião contou com a participação do presidente da CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, Rubens Lara, que é também vice-presidente da ABEMA. Na pauta do encontro, constavam discussões sobre a proposta de resolução CONAMA sobre as Áreas de Preservação Permanente - APPs, o decreto 5.300/04, que trata do Plano Nacional do Gerenciamento Costeiro, a Conferência Nacional do Meio Ambiente e o GEF Caatinga, além do re-refino de óleos minerais e
a ampliação do Projeto de Proteção à Mata Atlântica. Na reunião também foi aprovada a "Carta de Bonito", contendo o posicionamento dos OEMAs sobre as principais questões ambientais brasileiras. Vários questionamentos foram feitos pelos OEMAs em relação à Conferência Nacional do Meio Ambiente - CNMA, abordando também as experiências nas reuniões estaduais. O superintendente da SEMACE, Romeu Aldigueri, destacou a baixa participação dos Estados na organização da CNMA. Já o presidente da Agência Ambiental de Goiás, Osmar Pires, falou que a experiência em seu Estado foi positiva, pois a coordenação ficou por conta dos OEMAs.

APPs

A discussão da resolução CONAMA sobre as APPs tomou toda a parte da tarde, levando à discussão, artigo por artigo, envolvendo secretários e presidentes de órgãos ambientais. O texto da proposta vai ser votado na 80ª reunião ordinária do CONAMA, que deverá baixar uma resolução definindo os critérios para intervenções nas áreas de preservação permanente. A presidente da Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente, do Rio de Janeiro, Isaura Fraga, destacou a importância da ABEMA ter uma visão unificada para votar em bloco, de acordo com o interesse dos Estados.

Óleo re-refinado

Outro ponto da reunião foi o licenciamento e a regularização do setor de óleo combustível e o gerenciamento do óleo usado re-refinado. De acordo com o secretário executivo do Sindicato Nacional da Indústria de Re-refino de Óleos Minerais – Sindirrefino, Walter Françolin, que fez apresentação explicando que o processo de re-refino dos óleos lubrificantes atende às exigências legais, além de oferecer vantagens econômicas e ambientais.

O presidente do Sindicato Nacional do Comércio Transportador-Revendedor-Retalhista de Óleo Diesel, Óleo Combustível e Querosene – Sindicato TRR, Álvaro Faria, falou sobre os problemas enfrentados no transporte do óleo usado. Ele afirmou que a fiscalização conjunta da ANP, órgão ambiental, Polícia e SEFAZ é a solução para o desvio do produto.

Já Tatiana Petricorena, da Agência Nacional de Petróleo – ANP, destacou a importância de trabalhar em conjunto com os OEMAs para coibir os desvios de óleo lubrificante usado que é coletado para o re-refino. De acordo com Tatiana, um dos problemas é que a coleta do óleo usado expandiu-se nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e a indústria de re-refino não acompanhou esse desenvolvimento.

Tatiana destacou, ainda, o convênio de cooperação para troca de informações e melhoria de fiscalização já firmado com o Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB, e em análise com a Companhia Pernambucana de Recursos Hídricos – CPRH e a Fundação Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais – FEAM. Com o convênio, ANP e OEMAs podem atuar de forma mais efetiva.

(da Assessoria de Comunicação da ABEMA)

 
 
Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa
Imagem: Divulgação
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.