Panorama
 
 
 
 

AMBIENTALISTA COBRA EMPENHO DO GOVERNO PARA APROVAR PROJETO DA MATA ATLÂNTICA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

10/12/2005 - O diretor da organização não-governamental SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani, chega hoje (10) a Brasília para participar da 2ª Conferência Nacional do Meio Ambiente. Ele diz que pretende pressionar os representantes do governo e do legislativo pela aprovação do projeto de lei da mata atlântica.

"A mata hoje tem só 7% da sua cobertura original. A cada quatro minutos, perdemos o equivalente a um campo de futebol. Esse projeto é importante porque transforma a mata em patrimônio nacional, estabelece regras para o uso sustentável e fixa os limites do bioma com base em pesquisas recentes", explica. "O projeto ainda proíbe a exploração da vegetação primária [aquela que nunca sofreu depredação] e de setores em regeneração avançada, além de estabelecer regras rígidas para a exploração de áreas em estágio médio de regeneração".

De acordo com o ambientalista, o texto da lei tramita no Congresso desde 1992. Foi aprovado pelo plenário da Câmara no ano passado e, em outubro, chegou a entrar na pauta do plenário do Senado, em regime de urgência. No dia que ia ser votado, 27 de outubro, o governo retirou o pedido de urgência para permitir a ratificação, no prazo limite, da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco. Agora, o projeto de lei voltou para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para cumprir os prazos de tramitação de um texto sem regime de urgência. A votação em plenário deve fica para o ano que vem.

"Na primeira conferência, o governo se comprometeu a aprovar a matéria. Sabemos que a chantagem da bancada ruralista é grande. Mas vamos chamar a atenção do governo de novo e esperamos que as lideranças partidárias entendam a importância de aprovar essa lei", afirma o diretor da SOS Mata Atlântica. Montavani acredita que o texto ainda precisará voltar para a Câmara em conseqüência das modificações feitas pelos senadores.

Outro problema identificado no texto por alguns juristas diz respeito à previsão de indenizações para moradores ou agricultores que vivem em áreas consideradas parte do bioma. Eles consideram inconstitucional o artigo 46 da lei, que prevê concessão de indenizações nos casos em que a proteção da mata resultar em prejuízo à potencialidade econômica de atividades desenvolvidas hoje na região.

As regras para processos deste tipo já estariam fixadas pela Constituição e geralmente se restringem ao pagamento da terra e das benfeitorias feitas na área, deixando de fora indenização por ganhos futuros com a utilização da terra. O relator do projeto de Lei, senador César Borges (PFL-BA), propõe em seu parecer que a redação do artigo seja modificada, tornando possível apenas a indenização em caso de "impacto concreto e efetivo à manutenção de exploração lícita e atual da propriedade".

Para o diretor da SOS Mata Atlântica, caso ainda assim o artigo permaneça inconstitucional, o melhor é que o projeto siga sua tramitação e seja aprovado no Congresso em nome do texto como um todo. "Caso seja mesmo inconstitucional, na hora de sancionar a lei, o presidente veta o artigo das indenizações", sugere Mantovani. "Só não dá mais para esperar outra década para aprovar uma lei dessa importância. Faremos uma mobilização para que a sociedade como um todo reivindique a aprovação."

Na mata atlântica nascem diversos rios que abastecem as cidades e metrópoles brasileiras, beneficiando milhões de pessoas. Além de milhares de pequenos cursos d'água que afloram em seus remanescentes, a região é cortada por rios grandes como o Paraná, Tietê, São Francisco, rio Doce, Paraíba do Sul, Paranapanema e o Ribeira de Iguape, fundamentais na agricultura, na pecuária e em todo o processo de urbanização do país. O abastecimento de água de grandes cidades brasileiras depende da preservação desse bioma.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Juliana Cézar Nunes

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.