Panorama
 
 
 
 

AUTUAÇÃO DO IBAMA DIMINUIU DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

(07/12/2005) - O Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento na Amazônia Legal, implantado pelo Governo Federal em 2003, fez cair o desmatamento na região em 31% no último ano. Imagens de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que a área desmatada despencou de 27.200 km2 a 18.900 km2. A queda ocorreu nos nove estados da Amazônia Legal, sobretudo Pará, Mato Grosso e Rondônia, considerados críticos. A redução foi igualmente significativa no entorno da BR-163 (rodovia Cuiabá-Santarém), sob regime severo de fiscalização. Os dados resultaram da comparação do desmatamento no período de agosto de 2004 a julho de 1005 com igual período anterior.

A boa notícia foi na segunda feira (05/12) pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, em coletiva. Foi a primeira vez, em nove anos, que houve redução do desmatamento. "Chegamos a ter 23 operações acontecendo simultaneamente na Amazônia, com envolvimento do Ibama, Polícia Federal, Exército, Polícia Rodoviária e as policiais ambientais dos estados. Isso está fazendo a diferença", ressaltou Marina.

“O resultado indica o acerto das políticas públicas em curso e que envolvem fiscalização, ordenamento fundiário e territorial, criação de áreas protegidas (foram criados 85 km2 de unidades de conservação em áreas de conflito, homologados 93 mil km2 de terras indígenas e criados 3,76 mil km2 de projetos de assentamentos sustentáveis), além da previsão de investimentos em infra-estrutura e conversão da atividade econômica na região, com vistas à substituição da extração predatória pelo desenvolvimento sustentável da floresta”, afirmou o diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Flávio Montiel.

Segundo o diretor, que atuou diretamente na coordenação de operações de combate ao desmatamento, como a Curupira, com a introdução de ações de manejo sustentável, o corte ilegal deve cair ainda mais no próximo ano. “Em paralelo, planejamos aprimorar mais fortemente o trabalho da fiscalização dos delitos ambientais. O setor de monitoramento, coordenado pela Dipro, passará em breve a fornecer dados do desmatamento por estado e por município (por ora, três estados usufruem delas - Mato Grosso, Pará e Amapá)”. Com isso, explica Flávio, o Ibama evitará equívocos de localização geográfica, além de reincidências.

O órgão planeja ir mais longe, oferecendo informações detalhadas sobre autos de infração. “Nos próximos meses, será possível localizar pontos exatos de propriedades rurais multadas, além do histórico da infração e da cobrança. Todos os estados poderão acessar os dados”, explica Montiel.

Desde 1993 houve a apreensão de 582 mil m3 de madeira em tora. O Ibama emitiu multas no valor de R$ 1,8 bilhão, 241 pessoas envolvidas em ações ilegais foram presas (63 delas servidores públicos e 178 empresários madeireiros, despachantes e contadores). O governo confiscou 26 tratores, 54 caminhões e 459 motosserras.

Para manter e aprofundar resultados na luta contra o desmatamento o governo luta pela aprovação do Projeto de Lei de Gestão de Florestas Públicas, que tramita há nove meses no Congresso. O Projeto permitirá ao governo implantar Distritos Florestais para estímulo de manejo sustentável de produtos e serviços da floresta. O primeiro deles já tem endereço certo: a região da BR-163 (16 milhões de hectares - 5 milhões destinados ao manejo e produção de 4,1 a 6,7 milhões de m3 de toras e geração de 100 mil empregos diretos).

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Rubens Amador)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.