Panorama
 
 
 
 

AVES DO NORDESTE SÃO REPATRIADAS PARA A BAHIA

Panorama Ambiental
Salvador (BA) – Brasil
Dezembro de 2005

(05/12/05) - O Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) de Escritório do Ibama em Vitória da Conquista está coordenando uma operação de soltura de 243 aves que chegaram esta semana do Estado de São Paulo. Essas aves, oriundas do tráfico, são resultantes de várias apreensões ocorridas naquele estado, nos últimos anos. Desde então, elas vinham sendo mantidas em três diferentes CETAS paulistas.

A iniciativa de repatriar essas aves para a Bahia deve-se ao fato de que todas são endêmicas da região nordeste, do Bioma Caatinga, pertencentes a 7 espécies: galo de campina, periquito da caatinga, brejal, pássaro preto, pintassilgo baiano, coleirinha baiano e corrupião (sofrê). O pintassilgo baiano, ou coroinha, como também é conhecida essa ave, consta da lista nacional de animais ameaçados de extinção.

O processo de soltura dessas aves está ocorrendo em uma área da fazenda Realeza, localizada no município de Tremendal, distante há 90 quilômetros de Vitória da Conquista.

O analista ambiental Vincent Kurt, um dos técnicos do Ibama paulista que acompanharam a remessa das aves para a Bahia, via transporte aéreo, disse que esse processo de soltura deve se prolongar por, pelo menos, 15 dias. No local escolhido, as aves estão sendo marcadas com anilhas (anéis metálicos de identificação), acondicionadas em gaiolas especiais visando a sua completa ambientação, para no momento certo abrirem as portas e as deixarem sair.

Após a etapa de soltura, as aves devem ser monitoradas por até um ano, para se ter uma idéia da porcentagem de sobrevivência do plantel repatriado. A expectativa dos técnicos é que o maior número de aves consiga se readaptar ao seu habitat natural. Uma das possibilidades que contribuem para que essa readaptação ocorra com maior rapidez é a reintegração dos animais aos bandos locais.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Carlos Garcia)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.