Panorama
 
 
 
 

BIODIVERSIDADE É GARANTIDA PELA COLETA DE SEMENTES NATIVAS NA GEREX/RN

Panorama Ambiental
Natal (RN) – Brasil
Dezembro de 2005

(07/12/05) - Fornecer sementes de espécies nativas de excelente qualidade. Este é o objetivo principal do Programa de Coleta, Beneficiamento e Armazenamento de Sementes Florestais que foi idealizado pelo Projeto PNUD e é desenvolvido na Gerência Executiva do Rio Grande do Norte desde 1987.

O programa visa o atendimento de dois públicos-alvo. O primeiro diz respeito a demanda pública em ações de estímulo para recuperação tanto de matas ciliares pelo projeto de Revitalização do Rio São Francisco, bem como de áreas de preservação permanente e de reservas legais através do Pronaf/Florestal. O público seguinte refere-se a demanda privada estimulando o reflorestamento para fins de recuperação de áreas com atividades urbanísticas, ambientais e econômicas.

Conforme o Coordenador do Programa no Rio Grande do Norte, Claudius Monte de Sena, as espécies mais procuradas por estes públicos são o Sabiá, Umbú, Juazeiro, Mororó, Pau D´arco, Aroeira e Craibeira. Revela ainda que, a estrutura de armazenamento de sementes é boa, visto que, a câmara de estocagem tem potencial para guardar mais de três toneladas de sementes.

A capacitação de coletores de sementes também é contemplada pelo Programa. Neste corrente ano, em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco, treinou vinte e três técnicos, evento esse realizado nas comunidades rurais, tendo como apoio para as aulas práticas a Unidade de Conservação do Ibama/RN, mais conhecida como Floresta Nacional de Nísia Floresta.

Numa visão macro, de acordo com Francisco Barreto Campelo, Coordenador Regional do Projeto de Conservação e Uso Sustentável da Caatinga - MMA/PNUD/GEF – cujo Programa de Coleta de Sementes está vinculado, "sua finalidade maior pode ser observada tanto na preservação da biodiversidade, bem como na geração de renda e ocupação de mão de obra, garantindo assim um meio ambiente mais sadio e uma melhor qualidade de vida para a comunidade".

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Homero Medeiros)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.