Panorama
 
 
 
 

BRASIL SEDIA ENCONTRO PARA DISCUSSÃO E APRIMORAMENTO DE REGRAS SOBRE CERTIFICAÇÃO E MANEJO FLORESTAL

Panorama Ambiental
Manaus (AM) – Brasil
Dezembro de 2005

06-12-2005 - Brasil sedia encontro para discussão e aprimoramento de regras sobre certificação e manejo florestal

A 4a Assembléia Geral do FSC (Forest Stewardship Council ou Conselho de Manejo Florestal) começou hoje em Manaus, com a participação de mais de 350 pessoas. É a primeira vez que a reunião acontece fora do país-sede. O Brasil foi escolhido para sediar a Assembléia por desempenhar papel fundamental na área de certificação – atualmente, são 63 empresas e comunidades realizando o manejo certificado de florestas brasileiras em uma área de 1,3 milhão de hectares.

“Sediar a assembléia é importante para o País e para a região, já que, historicamente, a maior parte da produção madeireira na Amazônia ocorre na ilegalidade” disse Marcelo Marquesini, engenheiro florestal e campaigner do Greenpeace na Amazônia. “Há décadas, a exploração ilegal de madeira na região destrói a floresta sem que isso signifique melhoria da qualidade de vida para seus habitantes. Estima-se que entre 60 e 80% da madeira extraída da Amazônia tenham origem criminosa – ou seja, são exploradas, industrializadas e/ ou comercializadas por pessoas e empresas que desrespeitam as leis do País”.

A certificação é uma forma independente de diferenciar os produtos que foram extraídos da floresta usando meios adequados para o ambiente e para a sociedade. Criado em 1993 para promover a certificação florestal, o FSC é um sistema de certificação independente integrado por representantes de empresas madeireiras, organizações ambientalistas e do setor social. A certificação FSC é, atualmente, a melhor forma de atestar que o manejo de florestas nativas ou de plantações é realizado de maneira eficaz, ambientalmente adequada, transparente e economicamente viável.

Para refinar suas políticas e padrões ambientais e sociais, o FSC utiliza métodos de abordagem consultiva, envolvendo grupos de interesse de diversos setores da sociedade. A Assembléia Geral é um momento muito importante, pois é quando se aprimoram as regras e o próprio sistema FSC. Durante os próximos três dias os membros do FSC – divididos nas três câmaras ambiental, social e econômica – votarão 64 moções. Basicamente elas tratam de mudanças no Estatuto e regulamentos do FSC; mudanças nos Princípios e Critérios; mudanças políticas relacionadas a temas sobre manejo, credenciamento de certificadoras, cadeia de custódia e desenvolvimento de padrões regionais.

A certificação florestal é um forte instrumento de mercado para conter o avanço do desmatamento. Por ser um sistema que certifica boas operações de manejo florestal, ele garante que a floresta será mantida e monitorada. “Enquanto pátios de empresas que não respeitam as leis estão abarrotados de madeira amazônica de origem ilegal e predatória, várias empresas e comunidades com manejo florestal certificado pelo FSC no Brasil estão enfrentando sérias dificuldades impostas pelo Ibama para conseguir as autorizações para trabalhar”, disse Marquesini. “O governo deveria fortalecer os órgãos que atuam na Amazônia – como Ibama e Polícia Federal – para inviabilizar a produção de madeira ilegal e incentivar iniciativas como a certificação FSC, que conciliam atividade humana com proteção ambiental”.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.