Panorama
 
 
 
 

CAE APROVA EMPRÉSTIMO EXTERNO PARA ÁREA AMBIENTAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

06/12/2005 - A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (6) pedido de autorização de empréstimo externo, em favor da União, no valor de US$ 8 milhões. Os recursos serão levantados junto ao Banco Mundial, para financiar ações no âmbito do Ministério do Meio Ambiente.
Além dos recursos do empréstimos, a serem desembolsados entre esse ano e 2007, o programa contará com recursos de contrapartida do governo brasileiro de até US$ 3,9 milhões. O empréstimo está vinculado ao Projeto de Assistência Técnica para Apoio à Agenda de Sustentabilidade Ambiental.
Os senadores também aprovaram a realização de uma audiência pública para debater uma proposta destinada a estimular o emprego de trabalhadores com mais de 40 anos. Os projetos que constavam da pauta com esse objetivo ficam suspensos até que sejam levantados subsídios para a nova proposta.

Depósitos judiciais

Ficou adiado para a próxima semana a decisão sobre projeto que amplia de 50% para 70% amargem de acesso dos estados aos recursos relativos aos depósitos judiciais e extrajudiciais, mesmo limite válido para os municípios. A proposta(PLC 73/05) também autoriza licitação para escolha de instituição bancária - pública ou privada - em que os recursos serão mantidos.
Pela segunda semana consecutiva, o líder do governo, Aloizio Mercadante (PT-SP) pediu tempo para a elaboração de uma proposta alternativa ao texto que veio da Câmara, de iniciativa do deputado Eduardo Bueno (PMDB-RJ). Em compensação, concordou com pedido do relator da matéria, senador Rodolpho Tourinho, para que o projeto alternativo seja apreciado em regime de urgência.
No primeiro pedido de adiamento, Mercadante mostrou preocupação com o impacto que a abertura para a licitação da instituição financeira poderia causar ao banco do Brasil, que concentra grande volume de depósitos judiciais. Ao senador Tourinho, ele também manifestou discordância com a adoção da taxa Selic (juro básico) para a remuneração dos depósitos, hoje corrigidos pela correção monetária.
Tourinho adiantou ainda que pretende, na discussão do projeto alternativo, propor a revisão da legislação que dispõe especificamente sobre os depósitos judiciais referente aos municípios. Embora a margem de movimentação seja mais elevada, de 70%, ele disse que há exigências que impedem esses entes de levantar os recursos.
Na esfera federal, a União pode movimentar a totalidade dos recursos dos depósitos judiciais. Os governadores vêm demonstrando grande interesse na aprovação do projeto que amplia a margem de acesso dos recursos aos estados. Além de pagar dívidas de precatórios e de empréstimos, a legislação autoriza, se houver disponibilidade, a destinação dos recursos para investimentos.
Gorette Brandão

 
 

Fonte: Agência Senado (www.senado.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.