Panorama
 
 
 
 

CINEMA DO ECO-PARQUE PEIXE-BOI & CIA EXIBE FILMES PERNAMBUCANOS

Panorama Ambiental
Recife (PE) – Brasil
Dezembro de 2005

(09/12/05) - O Eco-Parque Peixe-Boi & Cia, na Ilha de Itamaracá, abre suas portas para receber o VI Congresso Brasileiro de Cinema. O evento acontece no Recife até o próximo domingo (11) e vai reunir mais de 55 entidades, representadas por cerca de 150 profissionais da sétima arte. Na programação, estão previstas conferências, palestras e também seções de cinema.

No parque temático situado na sede nacional do Projeto Peixe-Boi haverá quatro sessões no cinema em formato de peixe-boi. Hoje (9), pela manhã foi exibido o filme “Lixo no Lixo” e à tarde, será projetado o curta-metragem pernambucano “Recife de dentro para fora” dirigido por Kátia Messel.

Na próxima segunda-feira (12), às 10h30, a epopéia das mulheres guerreiras de Pernambuco será contada na película “Tejucupapo”, de Marcílio Brandão. À tarde, às 14h30, será exibido o filme é “No coração dos Deuses”, longa-metragem dirigido por Geraldo Moraes.

Para as sessões de cinema, foi convidada a comunidade da Ilha de Itamaracá. “Solicitamos à Secretaria Municipal de Educação que levasse os jovens das escolas públicas. Os visitantes que estiverem no parque também podem assistir aos filmes”, enfatiza Daniela.

A Ilha de Itamaracá bem como os municípios vizinhos, não dispõem de nenhuma sala de cinema, o que dificulta o acesso da população a esse tipo de arte. “Conhecendo as carências que a Ilha de Itamaracá apresenta e estando ciente do nosso compromisso com a comunidade do entorno, temos um grande interesse que o uso do Eco-Parque seja cada vez otimizado”, explicou a bióloga e presidente da Fundação Mamíferos Aquáticos, Denise Castro.

Desde sua inauguração, há dois anos, o Eco-Parque – único do Brasil especializado em mamíferos aquáticos – recebe de terça a domingo, escolas de todos os estados do Nordeste. Só em 2004, mais de 66 mil pessoas estiveram no parque. E neste ano, 61.516 pessoas visitaram o empreendimento turístico, até novembro.

Além do cinema em formato de peixe-boi, o parque dispõe de três grandes oceanários – espécie de aquário de grandes proporções – nos quais vivem oito peixes-bois, que podem ser observados pelo público visitante. Um dos peixes-bois é Xica, que passou mais de 20 anos no tanque da Praça do Derby, centro do Recife, e por isso é bastante conhecida pelos pernambucanos.

O Eco-Parque é um empreendimento do Centro Mamíferos Aquáticos (CMA)/Ibama, cujos objetivos são: promover o eco-turismo na Ilha de Itamaracá, criar oportunidades de emprego direto e indireto para a população local e gerar recursos para as ações conservacionistas do Projeto Peixe-Boi. Tal Projeto é executado pelo CMA/Ibama, em co-gestão com a Fundação Mamíferos Aquáticos e patrocínio oficial da Petrobras desde 1997.

O peixe-boi marinho (Trichechus manatus) é um dos animais mais ameaçados de extinção no Brasil. Estima-se que cerca de 500 indivíduos podem ser encontrados nas águas rasas do litoral Norte-Nordeste, num trecho de cinco mil quilômetros, entre Alagoas e o Amapá.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Luís Boaventura)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.