Panorama
 
 
 
 

COBRANÇA SOBRE QUESTÃO DOS TRANSGÊNICOS DEVE SER FEITA NO CONGRESSO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

11/12/2005 – Diante das críticas de movimentos sociais e de organizações não-governamentais (ONG) quanto à liberação do uso de sementes transgênicas, o coordenador geral da 2ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, Pedro Ivo, disse que a cobrança não deve ser feita ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), mas sim aos parlamentares.

"O Ministério do Meio Ambiente assumiu uma posição e enviou uma lei de Biossegurança. Os parlamentares modificaram a lei e não fizeram como queríamos. Os poderes são independentes. Isso não é um problema de falta de vontade do governo, é um problema de correlação de forças no Congresso, que não foi favorável a essa causa ambiental importante. Cabe à sociedade cobrar seus parlamentares", disse.

Através de uma medida provisória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, aprovada pelo Congresso, permite que soja geneticamente modificada, também chamada transgênica, seja plantada no Brasil. A posição dos participantes da 1ª Conferencia, realizada em 2003, foi pela proibição do plantio, comercialização, armazenamento e transporte de qualquer produto que contenha uma variante transgênica.

Pedro Ivo afirmou que 70% das deliberações da 1ª conferência estão sendo cumpridas, mas muito depende da relação entre os poderes. "Temos que estar atentos, porque temos três poderes autônomos. O que não é justo é dizer que não queremos implementar os temas ambientais do país e que não houve avanço. Isso não é justo".

A ambientalista do Instituto Socioambiental (ISA), Adriana Ramos, disse que, agora, a 2ª Conferência Nacional do Maio ambiente será um espaço para que outras lutas referentes ao assunto sejam travadas, como a exigência da rotulagem adequada de produtos transgênicos.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Michèlle Canes

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.