Panorama
 
 
 
 

COMBATE A DST/AIDS NAS COMUNIDADES INDÍGENAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

06/12/2005 - O Programa de Prevenção e Controle de DST/Aids para povos indígenas da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) completou três anos ontem (01), dia Mundial de Luta contra Aids. Com as ações da Fundação, que são parte do Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde, estão sendo beneficiados 403 mil, dos 454 mil indígenas brasileiros.

Em parceria com o Ministério da Saúde e o Banco Mundial, de 2003 a 2006, serão investidos R$ 18 milhões no combate a DST/Aids nas comunidades indígenas. Os recursos são aplicados na distribuição de medicamentos para tratamento de DST, preservativos, acompanhamento pré-natal, realização de oficina de produção de material educativo e capacitação de Agentes Indígenas de Saúde (AIS).

Em 2006, será executada uma parceria entre o programa HIV/Aids e o Programa de Atenção Básica à Saúde da Mulher e Criança Indígena, para diagnosticar o vírus HIV em gestantes e combater a transmissão de mãe para filho. As ações piloto dessa parceira serão realizadas inicialmente nos estados do Rio Grande do Sul, Roraima e Mato Grosso Sul.

Atualmente, 1.432 gestantes indígenas têm acesso ao diagnóstico da sífilis, HIV, Sorologia e Hepatite. Dentre elas, foram diagnosticadas 43 portadoras do vírus HIV. Também em 2006, serão executadas ações em parceria com Programa de Controle de Hepatite, Imunização e Tuberculose para combater as co-infecções como a pneumonia, por exemplo.

A ocorrência de Aids em indígenas é maior nos estados do Rio Grande do Sul, Roraima, Minas Gerais e São Paulo. Desde 1987, foram diagnosticados 123 casos.

Como parte das ações, entre os dias 28 e 30, foi realizada em Recife (PE), uma capacitação para 45 profissionais de saúde para implantação do Programa no estado.
Fonte: Funasa.

 
 

Fonte: Funai – Fundação Nacional do Índio (www.funai.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.