Panorama
 
 
 
 

CONFERÊNCIA PAULISTA PROPÕE MONITORAMENTO DO ESTUÁRIO DO PORTO DE SANTOS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Dezembro de 2005

05/12/2005 – A necessidade de recuperação do Estuário do Porto de Santos, o maior da América Latina, é um dos projetos de destaque que discutido na Conferência Estadual do Meio Ambiente de São Paulo, em 19 e 20 de novembro, e que será levado à 2ª Conferência Nacional em Brasília, de 10 a 13 de dezembro.

A conferência paulista elegeu 76 delegados para a conferência nacional e consolidou os debates e propostas de sete pré-conferências, além de ter deliberado a criação de um fórum permanente de discussão de assuntos ligados ao meio ambiente no estado.

Segundo a coordenadora executiva paulista do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Analice de Novais Pereira, há uma grande preocupação com o Estuário (braço do mar que se forma pela desembocadura de um rio) do Porto de Santos, "por isso foi proposto um programa para criar um fundo federal com recursos para que ela seja recuperada".

Propõe-se que seja implementado um sistema de monitoramento por satélite do deslocamento das dragas e o monitoramento online da qualidade da água nas operações de dragagem. Outra proposta que também envolve o Porto de Santos – e será levada à conferência – é criar um grupo de trabalho interministerial para o combate à biopirataria em todos os portos, aeroportos e rodovias do país.

Novais Pereira também destacou a necessidade de um programa eficiente de reintrodução de animais silvestres ao seu ambiente natural, pois o estado de São Paulo é o que realiza o maior número de resgates e apreensões de animais silvestres capturados clandestinamente em todo o país. A conferência estadual pede ainda a aprovação do projeto de lei da mata atlântica, que tramita no Congresso há mais de 13 anos, segundo a coordenadora executiva do Ibama-SP.

A conferência paulista indicou a necessidade de reavaliação de financiamento da bacia do Rio Paraíba; de retorno de parte dos recursos gerados pela bacia do Rio Piracicaba para serem investidos na recuperação e prevenção de sua biodegradação e para recuperação de diferentes áreas degradadas.

Novais Pereira avalia que é unânime entre os delegados a idéia "fundamental de fortalecer o sistema de compartilhamento e responsabilidade pela gestão ambiental entre municípios, estados e União".

Ela espera que as propostas feitas na primeira conferência, realizada em 2003, possam ser reforçadas, como a fundação do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) e os recursos para capacitar cada vez mais as cidades, criando conselhos de meio ambiente. "Na primeira conferência foram aprovadas mais de 600 propostas. Destas, 323 eram de competência do governo federal, como criar unidades de conservação e já foram criados 9 milhões de hectares", informou.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Melina Fernandes

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.